O Artigo 19, no entanto, informa que alguns pontos da relação entre concedente e concessionário podem ser estabelecidos através de convenções:
…”
Afinal, nada mais satisfatório para um dono de Cerato do que não ter qualquer surpresa na hora de pagar a fatura por uma revisão obrigatória que mantenha em dia a garantia de 05 anos.
P.S.2: Eis o e-mail que acabo de enviar para a Kia em resposta ao atendimento inicial:
“Prezados,
Obrigado pela agilidade na resposta, mas não compreendo esta impossibilidade de adoção de política de revisões tabeladas. Consultando a lei nº 6.729/79, descobri o artigo 19 que trata de convenções de marca para estabelecimento de normas e procedimentos entre concedente e concessionário:
Art . 19. Celebrar-se-ão convenções da marca para estabelecer normas e procedimentos relativos a:
I – atendimento de veículos automotores em garantia ou revisão (art. 3º, inciso II);
II – uso gratuito da marca do concedente (art. 3º, inciso IlI);
III – inclusão na concessão de produtos lançados na sua vigência e modalidades auxiliares de venda (art. 3º § 2º, alínea a ; § 3º);
Por este artigo, parece claro de que este tipo de política pode ser definida pela própria marca em conformidada com suas representantes. Afinal, se diversas marcas presentes no mercado brasileiro – inclusive importadoras – podem utilizar revisões com preços fixos, qual é a justificativa prática para que a Kia não passe a utilizar esta mesma forma de trabalho?
Esta é certamente uma das formas mais eficientes de superar a resistência de consumidores a carros importados e de conseguir ampliar a participação de mercado.
Espero, sinceramente, que a Kia possa rever este posicionamento. Este fator poderá ser um grande diferencial entre continuar ou não com um carro da marca no futuro.
No aguardo,
Thiago Parísio”
Senhores(as), Aproveitando a situação, acho que deveriamos fazer uma pressazinha na Kia, para que o CErato venha com o cabo para IPOD, pois o Kia Soul que é mais barato já vem com esse cabo, e olhano na internet esse cabo custa mais de R$ 100 um absurdo um carro que pode passar dos 60 mil não vir com esse cabo, eu já enviei meu email de reclamação, acredito que se muitos fizerem o mesmo eles podem mudar de ideia.
Grato.
Otima colocação caro Thiago, farei minha parte e entrarei em contato com a Kia a fim de cobrar o mesmo posicionamento. Cotei duas concess. Kias aqui de SP, e pra minha surpresa 800 reais. Depois dessa informação desisti do Lindo Cerato. Não acho certo pagar pela garantia. Na honda a revisao sai por 120,00 10mil, 140,00 20mil e assim por diante. Citroen sai por 3×120,00, o negocio é tabelar so assim compraremos sem nos sentir enganados. Vou tentar levar sua analise até o deputado Celso Russomano, quem sabe ele nao se interresa em definir claramente essa lei.
Wendell, estes valores estão absurdos. Na comunidade oficial do Cerato no Orkut, vários colegas que já realizaram a 1ª revisão não pagaram mais do que R$ 350,00 – isto falando de pessoas no Rio, em Salvador, em Recife, em Porto Alegre.
Há algo errado com estes preços.
Ainda bem que o da Cerato esta barato, pois o do kia picanto eh um absurdo de caro.
10000 Km paguei 793 reias.
20000 Km estao falando em mais 850 reias.
estou desistindo desse carro.