Depoimento de um proprietário – PARTE X

Nosso colega Marcelo Giacomin, proprietário recente de um Cerato, acaba de nos enviar a sua 1ª avaliação sobre o carro. Mais uma vez, agradeço pela colaboração e participação no blog.
Vamos a ela:
“Fiz duas viagens com meu Cerato E.263 e agora, com 1500km rodados, deixo meu depoimento.

1. Viagem do Rio de Janeiro para Búzios, ida com muita chuva e volta com tempo seco. ~ 300km.

No geral o comportamento dinâmico do carro foi fantástico, mesmo na chuva eu fazia as curvas com muita segurança. A suspensão, realmente um pouco dura para a cidade, é perfeita para a estrada, deixando o carro “tombar” pouco, garantindo uma boa trajetória nas curvas mais fortes.

Mantive a velocidade sempre entre 80 e 110 km/h e consegui uma média de 13km/l, embora o CB indicasse 12,5km/l.

Em Búzios encarei 2 dias de ruas de bloquete e senti o incômodo natural de qualquer veículo em ruas dessa condição. Ainda estou curioso pra saber se a tremedeira toda pode criar algum barulho interno.

Ah .. o conforto da viagem teve o incômodo de eu ainda não ter achado uma posição boa para dirigir.

2. Viagem para Litoral Paulista, ida com chuva forte e volta com tempo seco. ~ 900km

Como meu carro fez 1000km rodados nesta viagem, me permiti abusar mais do motor dessa vez. Os 126cv do motor mostraram sua força e mantive médias fantásticas de velocidade e nem percebia que estava num carro 1.6. Apesar de todas essa “diversão”, senti falta de um pouco mais de torque nas subidas, o meu câmbio automático chegou a ficar em dúvida se utilizava a 3ª ou a 4ª marcha e nesta dúvida, assumi eu o câmbio sequencial. Com o câmbio sequencial venci as “subidas” sem maiores problemas, mas com somente 4 marchas oferecidas, hora ou outra tinha que manter o motor “gritando” para não perder o embalo da subida. Imagino que delícia vai ser o Cerato 6 marchas.

Nesta viagem achei a posição adequada para dirigir e cheguei a fazer 350 km direto com total conforto.

Quanto ao barulho do motor, realmente a partir de 120km/h o barulho interno aumenta, mas não tem crescimento forte a partir disso e não é alto o suficiente a ponto de me incomodar.
Mais uma vez destaco a alta eficiência da suspensão na estrada, fazia curvas com muita segurança em qualquer velocidade. Os freios também estão me impressionando a cada dia.

Finalizando … O consumo variou entre 12 e 14 km/l no CB, já na medição real foram 11,5 e 13,44 km/l. Na média geral consegui 12,5km/l. Considerando que mantive uma velocidade elevada em todos os trechos somando com o fato do carro ser automático, fiquei satisfeito com o consumo. Sei que se andasse a 80km/h, atingiria médias acima de 13,5km/l sem dificuldade.

Resumo com pontos positivos e negativos:
1. O consumo no CB sempre difere ao menos 0,5km/l do calculado por mim.
2. Senti falta de mais marchas para os trechos de subida, mais uma marcha já seria suficiente, mas esse “problema” é compartilhado com muitos outros veículos com câmbio AT.
3. A posição de dirigir é muito confortável.
4. O motor poderia ter mais torque, mas não faz feio e é garantia de potência quando se precisa
5. A estabilidade é incrível.
6. Consumo satisfatório.
7. Freios excelentes transmitindo muita confiança.
As duas viagens foram realizadas com duas pessoas dentro do carro e porta-mala cheio.
Na cidade:
Meu Cerato está fazendo uma média de 9,5km/l, diante do anda e pára também estou satisfeitos com esses números. A suspensão incomoda um pouco quando pego ruas mal cuidadas, mas não posso culpar meu carro pela falta de comprometimento das autoridades diante do estado lamentável das ruas.

No mais, o conforto é garantido e o design do carro fez até os meus vizinhos no meu prédio me parabenizarem pela aquisição.

Abraços

Marcelo Giacomin”