Proprietário reclama do consumo do seu Cerato automático

Nosso colega Alexandre Baima (Recife) nos enviou um depoimento sobre o alto consumo do seu Cerato automático e pedindo a colaboração dos demais leitores que porventura tenham passado pelo mesmo problema:
“Thiago,

Levei o meu carro, um Cerato E.263 2010/2011, na ultima segunda feira (22/11) para a Kia.

Inicialmente eu tinha um agendamento no dia 11/11, e levei o carro lá, e guando cheguei, me informaram que o carro teria que passar 2 dias para ser analisado. Como eu tinha um compromisso importante no dia seguinte, na parte da tarde, perguntei se não teria como me entregar até as 12h do dia seguinte, e me informaram que NÃO.

Fiz um novo agendamento para o dia 22/11, para que o carro ficasse 2 dias para ser analisado, conforme haviam me dito antes.
Para minha surpresa, no mesmo dia que deixei o carro, por volta das 17h me ligaram dizendo que o carro estava pronto e que eu poderia ir buscá-lo, o que achei bastante estranho.(antes seria 2 dias)

Ao chegar na Kia perguntei o que seria o problema, e me informaram que reprogramaram o carro e que ele estaria fazendo a media estimada. Acontece que após 2 dias de uso, não vi melhora alguma, ao contrario, inicialmente notei que ele consumiu mais do que antes (6,5 km/l, contra 6,8 km/l). E, atualmente, não estou convencido de que irá ocorrer alguma melhora.

Não sei mais o que fazer, a não ser acionar judicialmente a Kia, buscando uma reparação.

Conto com sua ajuda para divulgar a situação e pedir aos leitores que me ajudem a achar uma solução para esse problema.

Grato,

Alexandre Baima”
Alguém enfrentou um problema similar ao enfrentado pelo Alexandre? Se sim, como conseguiu resolver?

14 pensou em “Proprietário reclama do consumo do seu Cerato automático

  1. Alexandre

    Analisando a situação, se eu estivesse no lugar do meu xará iria primeiramente verificar a qualidade da gasolina q está sendo usada. Depois mudar o modo de conduzir o carro. Já vi relatos aqui de quem usa o carro diariamente sempre em trechos curtos (+- 3km) tem maior consumo. E por última levaria em uma oficina particular de confiança para análise. Pq esses "técnicos" de concessionária só sabem trocar peças. Não tem o "feeling" de um verdadeiro mecânico.

    Responder
  2. Heverton

    Como já falaram aí, vc deveria mudar a gasolina, abastece 1 tanque c a Podium e dirigir bem leve durante esse tanque, se n melhorar aí não terá para onde correr msm. Outra coisa: qual a distânica dos trechos que vc percorre diariamente? Decepção o cara pegar um Cerato e fazer 6,5km/l~6,8km/l. Se vc tiver que acionar judicialmente a KIA, vai pedir trocar de carro ou devoluçaõ do dinheiro? Será que demora para sair isso, judicialmente?

    Responder
  3. alexandre.akita

    RESPOSTAS DO DONO DO VEICULO PROBLEMÁTICO

    Agradeço os comentários dos colegas.

    Tenho tentado abastecer em locais que aparentemente tem uma boa gasolina, inlcusive o pessoal da KIA abastece um um posto proximo a concessionaria, e comecei a abastecer lá tmb pra testar.
    Quanto ao modo de conduzir, ja tive outros carros automaticos, e hj sai pras ruas com o chefe de oficina da KIA, para ele tmb verificar esse ponto, e ele disse que estava normal meu modo de guiar.
    Meu trecho diário é de 13 km na ida e 14 km na volta, e por causa de ser em uma area urbana com muitos veiculos, nao consigo desenvolver uma velocidade acima dos 60 km.

    Já abasteci 1 tanque com a Podium, a pedido da propria KIA, porem nao obtive melhoras, passei a abastecer com a gasolina Supra do posto BR tmb nao melhorou.

    No caso de ir a justiça, vou fazer um pedido cumulativo ou seja, troca do carro, devolução do dinheiro ou ainda ressarcimento compensatório em dinheiro, para compensar o gasto excessivo que estou tendo(dano material), além do dano moral

    At. ALEXANDRE BAIMA – DONO DO VEICULO PROBLEMÁTICO

    Responder
  4. Anonymous

    As pessoas se equivocam, achando que aquela média anunciada, é obrigatório o carro fazer, mas não é bem assim..
    em minha cidade por exemplo TODOS os carros, SEM EXCESSÃO fazem 70& da média anunciada.. aprox. sabe pq?
    pelo estilo do transito, muita subida, sinaleira desprogramada a cada quadra, rotulas a cada duas quadras, cruzamentos abertos, pedestres mal educados, rotulas ou lombadas na subida, ruas com 4 lombadas por quadra (nao to exagerando, é fato) fazendo-se o anda e para se tornar frequente, aliado com o meu pé de chumbo.. hehehe exigindo muito mais do motor.. então meu amigo… reveja todo o transito da tua cidade a tua forma de dirigir. assim vc saberá realmente aonde está o problema
    Abrfaços

    Responder
  5. Fabio Santos - E.213 SX Black

    Eu tenho de concordar com o "Anonimo acima". O modo de dirigir, as condições do trajeto, qualidade do combustivel e o fator "clima", são de grande importancia no consumo. Um veículo de 1000 cilindradas, se mal conduzido, vai consumir como um de 4.1 mil cilindradas! Motor frio, percursos frios, tudo isso influencia!
    Eu sempre que ligo meu veículo, espero cerca de 1 min até o motor atingir sua temperatura e a rotação normal, não sei se vocês já repararam, mas o Cerato, ao ligar fica em 1500 RPM, e gradativamente cai para abaixo dos 1000 RPM, isso tudo pesa, Ligar o carro e sair de uma só vez, aumenta desgaste etc, pois o oleo ainda não esquentou o suficiente, as partes móveis ainda não foram lubrificadas normamalmente, enfim,(eu sou fresco com assunto de "manual" sigo o que esta escrito, alguem projetou aquilo para funcionar daquele modo).
    Enfim, nosso amigo pode estar tendo realmente problemas de consumo, mas tem que levar em consideração que os testes que os fabricantes fazem, são em condições IDEAIS de uso, em pistas de autodromos, com pilotos, gasolina 100% garantida, etc etc etc. Ai colocar nossos carros nesse lindo asfalto brasileiro, com postos de gasolina e seus tanques sujos, impuros, batizados, junto ao nosso humor de ir ao trabalho, tomar uma fechada, e acelerar com vontade!!!
    Todos temos nossos direitos! Esgote os recursos e mete bronca se precisar!

    Responder
  6. Rodrigo

    Caro Alexandre, você está fazendo esta análise cada vez que abastece? ou é pelo computador de bordo? se for no posto, realmente o consumo está elevado. Mas se for pelo computador de bordo, temos que lembrar que ele mostra litros para cada 100km, ou seja, se ele está marcando 6,8 é porque vc gastará 6,8 litros para rodar 100km, o que significa 14,7 km/l

    Responder
  7. Fabio Santos - E.213 SX Black

    Rodrigo, eu acho que você desvendou o mistério do dono do Cerato automatico frustrado. Muita gente não repara no CB, e o Cerato marca L\100km… então parece que o carro dele esta fazendo uma excelente média para um automatico!

    Responder
  8. Anonymous

    Não acredito nessa hipótese. Voces acham que o pessoal da Kia também iria se enganar? Lembrem que o CB não zera!
    O meu faz 9km/l no trânsito complicado de Florianópolis.
    João, de Floripa

    Responder
  9. Anonymous

    João … o CB zera sim … eu consigo zerar a velocidade média, o consumo médio, entre outros. É só manter apertado o botão do CB.

    Quanto a consumo … meu Cerato AT E.263 está fazendo uma média de 12,5 na estrada e 9 na cidade com ar ligado. Nos dois casos não aliviei o pé e sei que se andasse com mais cuidado faria médias entre 13,5 e 10 tranquilamente.

    Abraços
    Marcelo Giacomin

    Responder
  10. Fabio Santos - E.213 SX Black

    João de Floripa, no manual do Cerato, instrui a pressionar o CB por mais de 1seg no campo que você deseja zerar, e ou por mais de 3seg se você deseja zerar por completo todas as informações.
    Adoro manual!
    Também informa que o CB leva cerca de 50km rodados para aferir com precisão o consumo médio de L a cada 100km percorridos. Logo ao completar o tanque, somente ao se aproximar de 50km percorridos o consumo pode ser considerado.

    Responder
  11. Anonymous

    Pessoal,

    Comprei o meu Cerato Automático 6 marchas, que maravilha de carro. Faz uma semana e um dia que estou com ele, no entanto já estou começando a me arrepender. Peguei o carro dia 3/2 e coloquei R$ 100,00 de combustivel – 38 litros. No domingo dia 5, fiz uma viagem de ida e volta em total de 120km, a média foi de 12,5km/l. Achei razoavel.
    Ah, antes de viajar notei que o consumo urbano estava alto, na média de 6,8km/l. Bem, depois da viagem o consumo melhorou, foi para 9km/l,…pensei, se continuar assim tá bom.
    Dia 9/2, abasteci novamente com o mesmo combustível (R$ 70,00 / 28 litros), zerei todo o computador para também fazer a média no papel.
    Para minha supresa, o consumo aumentou e voltou a fazer a média de 6,8km/l (100/14,5).
    Para essa média de consumo, se fosse no Etanol tudo bem, mas um motor 1.6 e a gasolina….tenha dó. Vou aguardar e abastecer de novo para ver na calculadora como será.
    Depois comento.

    Responder
  12. Silvio

    Pessoal,
    Tenho visto muita gente comentando (ou reclamando) o consumo. Tive um New FIT entre Novembro e Dezembro 2010 que me ensinou bastante a controlar meu pé. Também aprendi que o instantâneo mostrado pelo CB do carro não é um bom medidor de KM/L. Ele mostra a sede dos cavalos do motor respondendo ao nosso pé naquele momento.(hehehe). Estou calculando a média de consumo a maneira antiga mesmo. Vou anotando toda informação do CB para cálculo entre o que enchi no tanque e quanto rodei. Hoje eu enchi o tanque 33,88 Litros (ontem eu fiz um "splash and go" para não ficar no meio do caminho) como é o primeiro tanque o CB está oscilando bastante ainda, mas vi informações bastante atraentes no consumo. É importante considerar: estou alternando o ar condicionado (hora ligado hora desligado); tenho trânsito livre e ando no máximo a 90 Km/h por enquanto nos meus horários de saída e chegada em casa (não uso o carro no horário de almoço). As informações do CB no meu carro estão indicando hoje 7,1 e já oscilaram entre 5,8 e 8,9 o que dá respectivamente 14,08 , 17,24 e 11,24 KM/L. Percebem? Vou poder dizer exatamente a vocês qual é consumo real daqui a uns 10 dias aproximadamente. Eu construi uma planilha simples pra acompanhar o consumo e outras médias. Quem quiser uma cópia me envia um e-mail que eu retorno. ssms1968@gmail.com
    []'s a todos o Cerateiros.

    Responder
  13. Anonymous

    Não entre na justiça estou com carro que comprei em 10.04.2006 so tive problema endtrei ja justiça estou sem carro sem dinheiro pra compra outro tem apenas 4anos esta brincadeira não vale apena vc ganhar mais não sabe quando recebe nossa justiça e lenta…………..e melhor resolver com a concessonaria na paz mesmo tenha que levar reclamar varias vezes nos so temos deveres neste pais direitos so eles.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *