POLÊMICA: Qual é o real segmento do Cerato?

Foto: Quatro Rodas
O Cerato é um sedã médio e a própria Fenabrave o classifica desta forma. O mercado mundial também. Algumas publicações sobre automóveis no Brasil, no entanto, insistem em comparar o modelo da Kia com sedãs menores como o Honda City e o Ford New Fiesta Sedan, dando a entender que o carro não seria um concorrente à altura de modelos como Honda Civic ou Toyota Corolla, por exemplo. Nosso colega Leandro Lien também tem esta mesma preocupação e mandou este pequeno depoimento:
“Adoro o Cerato, acho ele lindo, elegante e ao mesmo tempo esportivo, tem uma lista de equipamentos bem razoável perante por exemplo ao Honda Civic que sai por 70 mil quase pelado, só sinto falta do refrigerador e até mesmo uma luz no porta luvas, e alguns outros itens (poucos), quando o comprei, olhei vários carros, Linea , Focus , Civic , City , Corolla , I30, Mégane, mas mesmo assim preferi o Cerato, porque achei ele superior aos rivais em muitos aspectos embora perdesse em relação ao motor que é 1.6, e fico pensando se eu sou capaz de preferir o Cerato, porque tantas vezes o Cerato é colocado em uma categoria inferior em comparativos, já me cansei de ver por exemplo : Esse veículo vem para brigar em uma categoria inferior (Honda City, New Fiesta , Cerato), ‘Elantra uma ameaça para Civic e Corolla’.
Será que realmente o Cerato está em um patamar realmente abaixo desses dois? Ou eu realmente estou errado quando vejo ambos na rua e penso que estou em um carro de mesma categoria (sedãs médios eu sei que eles são)?”.
A grande verdade é que o bom custo-benefício do Cerato, especialmente nas versões de entrada, acaba por mascarar o real potencial do modelo da Kia diante da percepção de boa parte dos consumidores de que modelos mais caros e de marcas mais consagradas seriam sempre superiores.

Há pontos em que o Cerato é melhor do que a média, outros em que o modelo precisa evoluir, mas é inegável de que é capaz de encarar com valentia os chamados “pesos-pesados” do segmento.  

Qual é a sua opinião? O espaço para comentários está aberto!

11 pensou em “POLÊMICA: Qual é o real segmento do Cerato?

  1. Disco

    Acredito que comparar com os ditos médios de verdade é complicado.
    Sentra, Corolla, Focus, Fluence, Vectra, C4 Pallas possuem motor 2.0
    Civic e Corolla é 1.8.
    Fluence é mais espaçoso, maior.
    Corolla, Civic e Setra melhor acabamento.
    Todos estes possuem couro original, como opcional ou de série, além de piloto automático.
    Fluence mata todos em equipamentos, pelo preço do Cerato tem 6AB, Ar dual-zone, mais espaço, mais motor e CVT.
    O Cerato precisa é de uma versão 2.0 na faixa dos 70 mil e 6AB, ESP, piloto e por aí, para conquistar os donos de sedans "maiores"

    Responder
  2. Anonymous

    Comprei um Cerato, e233 recentemente e estou super satisfeito com ele, na minha opinião ele é um sedã médio, comparavel sim ao Corolla e ao Civic. Gostaria de tirar uma dúvida sobre o carro, ao acionar a seta de direção, no meu caso ela não volta sozinha depois que por exemplo faço uma curva, isso é normal no Cerato?

    Abraços.

    Responder
  3. Heverton

    Para mim nao eh o segmento q determina e sim o preco, apesar q o nivel dele eh de civic e corola, pode ate perder por pouco, mas ta no msm nivel por um preco mais baixo…

    Responder
  4. julio

    concordo com heverton, porém é inegável que alguns mimos deixam o cerato num segmento de sedã médio de menos luxos (mimos) do que o corolla, porém tem um visual muito mais estile e um motor mais econômico.

    Quer saber, quando chegar o cerato 2.0 esse ano isso vai mudar!!

    Responder
  5. Anonymous

    Compartilho da opiniao do Heverton, comprei um E283 em Dez10 e estou muito satisfeito com o carro e acho louvavel a comparação do Cerato com Civic e Corolla.
    Abs,
    Alex

    Responder
  6. alexandre.akita

    Tenho um Cerato E.263, e ao meu ver ele deve ser sim coparado ao Sentra, Focus, Vectra, C4 Pallas, New Fiesta, Honda City, porém o CERATO é superior a eles. Quanto ao comparativo com o Corolla e o Civic, tenho meus questionamentos, pois esses carros já vem de fabrica com uma certa sofisticação que ainda não tem/tinha no Cerato(não sei nessas versões 2011 se houveram melhoria), pois adquiri o Top de Linha, em agosto de 2010, e se eu quisesse algumas coisas que seriam possiveis no Civic e Corolla, não teria disponivel para o Cerato. Associado a isso está a motorização e o preço. Mass isso não quer dizer que o cerato seja tão inferior quanto ao Corolla e Civic, e não está tão longe de brigar com eles. Acredito que com o passar do tempo, e ganhando o mercado ocmo ele está a cada mês, isso será algo inevitável, principalmente com a chegada do 2.0, vai arrebentar o mercado desses 2 carros, que ficam praticamente sem concorrencia. Digo isso, pois quando falta Civic a venda do Corola dispara, quando falta Corolla a do Civic dispara, isso ocorre por não ter ninguém no mercado, pra quebrar eles.

    At. Alexandre

    Responder
  7. Anonymous

    Gente …
    Espera só o resultado das vendas em 2011 e vcs vão ver o barulho qua a kia vai fazer. O carro e tão bom que quem compra um estimula seus amigos a comprar … e engraçado para paixão .

    Responder
  8. Sinta

    , Yes sis, its mandatory to pay and have inanusrce for almost anything here or else if you’ll get in trouble, nobody’s gonna pay the high bills except you. Love ya sis, thanks for dropping by.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *