DOSSIÊ CONSUMO: Os resultados!

Demorou, mas chegou: eis os resultados do nosso DOSSIÊ CONSUMO! Antes de tudo, quero agradecer pela participação dos 21 cerateiros que colaboraram para traçarmos um perfil do consumo dos modelos manuais e automáticos.

Vamos lá:

Foram 11 modelos automáticos contra 10 manuais, todos eles com 100% de percurso diário em cidade. Apenas 03 (dos quais 02 manuais) rodam até 10 km por dia, contra 8 que circulam acima de 20 km diários. É sabido que o carro melhora o consumo à medida que seu motor atinge a temperatura e a faixa de rotações ideais, algo que ajuda a compreender porque quem circula – e condições favoráveis – geralmente gasta menos com combustível.

14 deles – dos quais 8 manuais – trafegam em vias majoritariamente planas. Já dos 7 que circulam em vias com aclives e declives a grande maioria (5) é automática – o que ajuda a explicar em partes o consumo médio na casa dos 8 km/l para os modelos sem embreagem.

Em relação ao trânsito, apenas 4 (3 manuais) pegam trânsito reduzido na maior parte do tempo. Já do total de 10 ceratos automáticos nada menos que 8 pegam, no mínimo, trânsito médio.

A tabela está aí, com todas as informações detalhadas pelos nossos colegas. É hora das discussões!