E os resultados de 2010 começam a aparecer…


A partir de hoje (07/01), a FENABRAVE (Federação nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa todo o setor de distribuição de veículos no Brasil, disponibilizou a consulta para os primeiros resultados de vendas de 2010.

Curioso como sou e habituado a fazer este tipo de consulta quase que diariamente, resolvi checar como o Cerato iniciou o ano-novo na sua batalha para se consolidar num segmento extremamente competitivo.

Com 88 unidades comercializadas nos 03 primeiros dias úteis de janeiro – 04 a 06, considerando que a FENABRAVE disponibiliza os resultados atualizados até o dia anterior -, o Cerato está a apenas 11 unidades do Linea (99) e já supera concorrentes como C4 Pallas (78), Focus Sedan (66), Megane (40) e Sentra (36), por exemplo. Em relação ao City, seu mais alardeado concorrente segundo a imprensa nacional, a distância ainda é grande – são 151 Hondas comercializados.
Para compreender um pouco mais as particularidades de cada mercado, resolvi analisar os resultados em alguns estados brasileiros:

REGIÃO SUL


Paraná
– No maior mercado do coreano neste início de ano, 14 unidades vendidas o colocam à frente de carros como o próprio Honda City, o Linea, o Sentra e o Megane, que é fabricado no estado.

Rio Grande do Sul
– Com 07 unidades, as vendas superam as de carros mais baratos como Idea e Golf e o fazem superar um forte concorrente como o Linea.

REGIÃO NORDESTE

Bahia
– No maior mercado para o Cerato na região, 11 unidades já foram vendidas. São números iguais aos do Voyage e que o colocam à frente de carros como Prisma, Astra, Polo Sedan e Fiesta Sedan.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Goiás
– 02 unidades vendidas, números iguais aos de Sandero e Linea, e superiores aos de City, Fit e C3.

REGIÃO NORTE

Amazonas
– Na região em que menos se vendem carros no Brasil, o Cerato, com 02 unidades, alcança a oitava colocação geral entre os automóveis.

REGIÃO SUDESTE

São Paulo
– Junto com o Paraná, é o maior mercado de Cerato neste início de ano. As 14 unidades nas ruas superam vendas de concorrentes como Sentra, Focus Sedan e o veterano Astra Sedan.

Rio de Janeiro
– Segundo mercado do coreano no país, as 13 unidades vendidas superam os resultados de concorrentes diretos como Vectra, Linea, City e Sentra.

Estes 07 estados representam pouco mais de 71% das vendas do carro, mas dão uma idéia interessante de como o mercado começa a enxergar o Cerato. Mais do que isso: de como a Kia pode se portar de maneira mais ativa em cada região para que o carro conquiste um crescimento sustentável.

Ao longo das próximas semanas, pretendo retomar este tipo de análise (que tanto gosto, diga-se de passagem).

Abraços!

9 pensou em “E os resultados de 2010 começam a aparecer…

  1. Hamilton

    Cara, estou impressionado com as informacoes detalhadas que vc traz. Agora fiquei bastante informado sobre o Cerato. Voce informa tudo que queriamos saber sobre o veiculo, ate o comportamento do mercado. Tenho um Megane e ja fui na Kia Recife para trocar num Cerato. Acho que na proxima semana fecho o negocio. Uma pergunta sobre uns itens que nao observei: nao existe marcador de temperatura? existe alarme?? grato. Tb sou de PE (Sao Bento do Una). Qual cor vc escolheu?

    Responder
  2. NOVO CERATO

    Hamilton, bom saber que você está acompanhando o blog.

    Não existe marcador de temperatura, mas há um sensor no painel que avisa se houver qualquer tipo de anomalia. Em relação ao alarme, não vem de fábrica – considero este um dos poucos pecados da Kia. Mandei instalar na própria concessionária, saiu por R$ 350,00.

    Em relação à cor, comprei o prata pela comodidade, já que era o disponível para pronta-entrega. Se pudesse, teria escolhido o cinza.

    Responder
  3. João Cerqueira

    Parabéns pelo blog. Principalmente para quem tem o carro, estão sendo de grande valia as informações aqui a apresentadas Quanto à informação sobre o marcador de temperatura, creio que na versão E213 já vem com ele. Na minha, E202, realmente não tem o tal marcador.

    Responder
  4. NOVO CERATO

    Cara, não estou deslumbrado com o carro, apenas ressaltando pontos que estou descobrindo ao longo do tempo. Mas é claro que, quando algo nos surpreende positivamente, costumamos falar sobre isso um pouco mais do que o normal.

    Em relação a este levantamento de vendas, sempre o fiz, antes mesmo do Cerato.

    Responder
  5. Anonymous

    Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog. Comprei tbm um Cerato e vou recebê-lo sábado. O modelo que comprei é o 252, aut e aro 16. Não gostei de saber que o carro não vem com alarme. Na concessionário em Fortaleza estão cobrando 450 reais, acho muito caro. Eles disseram que se não colocar na autorizada posso vir a perder a garantia. Isso tem algum fundamento?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *