BOMBA: Cerato Hatch parece que vem mesmo!

Essa informação é quente e tem todos os méritos do nosso colega Jackson Faccioli, de Itu (SP). Passeando com a esposa pela cidade na noite do último sábado, ele descobriu o Cerato Hatch exposto no show room da Kia na cidade paulista e decidiu investigar o que o modelo estava fazendo lá. Vejam o que ele descobriu:

“Prezado Thiago,

Tenho ótimas notícias…

Bom, conforme lhe falei, a minha esposa está apaixonada pelo novo Cerato, contudo, ele prefere carros estilo Hatch pois acredita que estes possuem um apelo de design mais jovem e agressivo, e sem dúvida alguma, neste carro da KIA isto é uma realidade.

Hoje pela manhã liguei na concessionária da KIA em Itu (Kia Caiuás) para saber realmente o que é verdade e mito a respeito do Cerato Hatch. O vendedor Alexandre me atendeu e lhe informei que tinha visto o carro no Showroom da KIA no sábado à noite e, portanto, gostaria de saber se já estava disponível para a venda ou quando estaria. Ele falou exatamente o seguinte (informações que, provavelmente, foram obtidas na internet e revistas especializadas, pois procedem em genero e grau às notícias que eu também tive acesso): ‘Sr. Jackson, acho que o Cerato Hatch não será mais lançado no Brasil, uma vez que o Koup foi recentemente lançado para atender à demanda por um veículo mais esportivo e em breve será lançado o novo Rio, um carro com linhas mais agressivas que o Cerato Hatch (eu particularmente discordo) e ainda mais moderno’.

Contestei a informação, pois sou publicitário e tenho conhecimento de como as empresas atuam na construção de uma marca e na solidificação da mesma, ou seja, seria insanidade da KIA Motors do Brasil após ter conseguido emplacar a marca e o modelo Cerato como segundo do ranking de vendas para sedan médio no Brasil. A lógica seria lançar mais um carro da família Cerato para abranger toda e qualquer demanda do consumidor neste segmento, assim, aqueles que não gostam do modelo sedan (como o caso de minha esposa) terão mais uma chance para se apaixonar e essa é a grande sacada, algo como a Toyota (líder de venda no segmento) projetar e lançar no mercado brasileiro o Corolla Hatch, coisa que não fizeram até agora porque se acomodaram no mercado devido à liderança. Até quando não sabemos…

O vendedor Alexandre falou equivocadamente do KIA Rio como se fosse um veículo projetado sobre a plataforma (Chassi) do Cerato, o que não procede (largura do chassi, comprimento do chassi e distância entre eixos do KIA Rio são muito menores do que o Cerato e na Coréia os fabricantes automotivos não fazem “gambiarras” de pseudo-adaptação como as Fiat’s e Ford’s no Brasil, ou fazem bem feito, ou não fazem).

Diante deste panorama de informações erradas eu resolvi ir diretamente ao Showroom da marca e buscar informações precisas. A consultora que nos atendeu nos deu informações animadoras: ‘Sr. Jackson, o KIA Cerato Hatch ainda não foi lançado e encontra-se em fase de homologação no Brasil para poder ser comercializado em breve’.

Perguntei-lhe sobre o tempo previsto para a conclusão deste procedimento e consequente lançamento das vendas e ela nos informou que irá demorar ainda uns três a quatro meses (previsão de vendas a partir de agosto de 2011) e que a homologação já está na fase de conclusão, contudo, devido ao grande número de venda da nova KIA Sportage, as importações estão voltadas para atender aos compradores das unidades já vendidas e que isso deve demorar uns dois meses, somente depois começarão ser importadas as unidades do Cerato Hatch para suprir as primeiras compras deste modelo pelas concessionárias (próximo à data do lançamento).

Ela informou ainda que o KIA Rio não será importado e lançado no Brasil, ao menos esse ano, pois o valor de venda deste veículo não é competitivo no mercado brasileiro dentro de sua categoria (acessórios imcompatíveis, taxa de importação, etc.).

Finalmente ela informou que o valor de venda do novo Cerato Hatch nas concessionárias será similar ao Cerato, nem mais caro, nem mais barato…

Bom, agora você possui informações em primeira mão e precisas do Cerato Hatch e algumas fotos que segue em anexo.

Ah! Quer saber se entrei no carro e o que achei pessoalmente do veículo?

Só não está na minha garagem ainda porque a quantidade de segurança no local era grande… Senão!

Abraço.

Jackson Faccioli”

12 pensou em “BOMBA: Cerato Hatch parece que vem mesmo!

    1. Renato

      Li está matéria. E concordo com o analista que diz que o preço do carro no Brasil é determinado pela VW e FIAT que confirma “o brasileiro gosta de pagar caro em tudo”

      Responder
      1. Jackson Faccioli

        Concordo com o analista e ainda afirmo o seguinte: As marcas estrangeiras para conseguir garantir o mercado nos EUA e demais países desenvolvidos tem que reduzir o lucro e, consequentemente, o valor final do produto nestes países, pois caso contrário não vendem (lembrem-se que a tendência de consumo dos cidadãos nos países desenvolvidos é o patriotismo, ou seja, preferem comprar o que é produzido no próprio país). E o lucro vem de onde, alguém tem que pagar pelo lucro reduzido? Vem do bolso do brasileiro e demais países do 3° mundo, onde estas mesmas montadoras instalam-se e passam a cobrar, pela venda de seus produtos, um valor exorbitante. Isso ocorre também em outros setores, ou ninguém acha um absurdo pagar U$ 20 uma camisa Polo nos EUA e a mesma peça ser vendida aqui por R$ 300,00.
        A questão é que não existe concorrência nacional (alguns devem se lembrar da marca nacional Gurgel, que foi boicotada pela Volkswagen, GM e Ford após fazerem lobby junto aos políticos brasileiros). Aí lançam carros ultrapassados (Kombi, etc.) e com qualidade duvidosa (os mesmos lançados na década de 60 nos países da Europa) para os “macaquitos brasileiros” comprarem… Triste realidade!!!

        Responder
    1. Jackson Faccioli

      Olá Thiago,
      Foi exatamente o que eu pensei… mas me surpreendi com o tamanho do porta malas. O veículo mesmo sendo hatch e, portanto, 19 cm mais curto do que o Cerato (Cerato 4,53 m X Hatch 4,34 m) possui ainda um bom espaço 390 litros. Nesta versão ele está 112 kg mais leve e por isso existe um significativa melhora de torque, autonomia e economia de combustível, além de possivelmente reduzir o problema nos amortecedores traseiros quando utilizado em seu limite de carga. Outra coisa interessante, finalmente na versão hatch existe o encosto de cabeça para o 5° ocupante (banco traseiro central) e o interior (principalmente nas portas) deram uma melhorada no acabamento.
      Finalizando, parece uma Mini Sportage e ficou realmente lindo o carro!

      Responder
      1. Joao Paulo

        Puxa… Não fui com a cara desse Hatch, mas por ele ser 112kg mais leve, até que simpatizei com ele, haha! Imagina aí o consumo do garoto.

        Responder
  1. Kew

    Mas o Gandini já falow que só não está a venda porque os coreanos não queriam alterar a cota de envio de carros, e por isso ele não quis trocar um percentual de Ceratos Sedan por Hatch, já que o sedan tá vendendo (mesmo coisa citada a respeito do Corolla, tá vendendo, não mexe).

    Responder
  2. gilberto

    Na semana passada estive numa loja da Kia aqui no RS e perguntei sobre o Cerato Hatch. A informação que tive é de que o carro já está homologado e será vendido no Brasil a partir de dezembro. Tomará que seja verdade, pois se o sedan já é show, imaginem o hatch.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *