POLÊMICA: Power Cushion é legal ou não?

O uso dos power cushions, acessórios que ampliam a firmeza das molas de suspensão do Cerato e evitam um rebaixamento excessivo quando o carro está sobrecarregado, geraram muitos comentários nos últimos meses e vários colegas já compraram e instalaram em seus veículos. Os resultados, ao que parece, têm sido bastante satisfatórios.

Mais eis que surge uma questão importante: eles são permitidos pela lei?

Pois bem: nosso colega Thiago Mothé enviou parte da Resolução Nº 292/2008 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que dispõe sobre modificações de veículos. Vejam o que diz o Artigo 8º:

“Art. 8º Ficam proibidas:

I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e assemelhados
IV – A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.

Particularmente entendo que o uso deste tipo de acessório ALTERA as características originais das molas, mas não estou seguro quanto à minha compreensão.

O que acham? As discussões estão abertas!

81 pensou em “POLÊMICA: Power Cushion é legal ou não?

  1. Salazar

    Somente estou esperando o meu Cartão de Crédito virar a data para comprar um par (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-FORTE-2010-CERATO-TTC-Urethane-Wheel-Cushion-2EA-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem45f8efeff1QQitemZ300529217521QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories#ht_4574wt_940).
    Não muda a altura do carro, não interfere na segurança do carro. Não vejo o porque de ser proibido.
    Somente não pode se envolver em acidente espetacular que demande perícia técnica e encontrem esta peça não original e seja indicada como culpada.

    Responder
    1. Raphael

      “Somente não pode se envolver em acidente espetacular que demande perícia técnica e encontrem esta peça não original e seja indicada como culpada”

      Isso é complicado. Se desse pra prever os acidentes nenhum deles aconteceria.

      Já pensou um acidente sério, que vá gerar investigação, etc. daí acham isso e resolvem te culpar? E se for um acidente com vitimas fatais….

      Realmente, à vista da lei, parece que não é legal colocar isso.

      Tem que analizar bem e ver se vale à pena correr o risco (eu prefiro evitar esse tipo de risco desnecessário)

      Abs.

      Responder
  2. ftrevenzolli

    Não creio que uma peça de poliuretano entre as molas possa ser causadora de um acidente, mas interpretações pessoais sempre diferem de uma pessoa para outra. De qualquer modo, estou no aguardo da minha encomenda e vou utilizar para comprovar a eficiência.

    Responder
    1. Luis Carlos

      Tive um Cerato top 2010 e usei o power cushion nas quatro rodas. Posso assegurar: fica outro carro. Muito mais silencioso, macio, perfeito.

      Responder
      1. Dimitry

        Luis,
        tenho um kia soul que bate demais a suspensão. Acha que vale apena investir no urethane?
        Estou querendo comprar pra ver se melhora. O soul é m carrão mas o barulho é insurpotável.
        Te agradeço desde já.

        Dimitry

        Responder
        1. rogerio

          Prezado, eu tinha um Kia SOUL..a suspensao batia tão forte que um dia pensei que tinha quebrado ao passar num buraco. Pesquisei em sites no mundo todo e achei o urethane cushion no USA…acabei comprando da coréia, do fabricante; coloquei o produto e rodei +- 1 ano até vender o carro…meu…não dá pra acreditar…carro mudou uns 80%…raramente batia além de ficar mais firme sem ficar duro..se não tivesse achado o cushion, tinha vendido o Soul no primeiro mes de uso…
          Espero ter ajudado. Abs e boa sorte.

          Responder
      2. leonardo

        Boa tarde…
        Comprei um cerato 2010/2011, sinto que a suspensão dele é meio dura, meio seco, com esse ( power cushions ) será que ele irá ficar mais macio e bater menos seco nas ruas desniveladas que ando em SP ?
        Desde já agradeço, abraço !

        Responder
  3. Ewaldo

    “A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.”

    Como foi incluida uma peça que não existia, foi modificada a suspensão.
    Isso tambem invalida o seguro.

    Responder
  4. Marcelo

    Bem … se eu for seguir ao pé da letra penso o seguinte:

    “IV – A alteração das características originais das molas do veículo, …”

    1. Acho que isso implica em trocar, cortar ou “prensar” as molas, o que não é o caso.

    “… inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.“

    2. Não seria uma exclusão ou modificação. Seria no máximo uma inclusão, mas será que a Power Cushion pode ser considerada um dispositivo de suspensão, visto sua simplicidade? Mudar uma roda não altera a forma de trabalhar suspensão de um carro?

    Sei que estou tentando defender a PC, mas realmente acredito que ela não seria causadora de um acidente ou suspeita de qualquer problema em uma suspensão.

    Responder
  5. Raphael Santos

    Eu não disse que a power cushion vai causar nenhum acidente. Eu disse que no caso de um acidente isso poderia prejudicar o dono do cerato em uma investigação, mesmo que ele não seja o culpado.

    Mas como eu disse antes cada um deve avaliar. Eu prefiro não correr esse risco. Mas eu talvez em precise dos power cushion mesmo pois andarei 90% do tempo com no máximo 2 pessoas no carro.

    Responder
  6. Júlio Cesar

    Olha só, antes de comprar eu também fui procurar e encontrei o mesmo artigo. sinceramente eu fico ainda com meu pensamento: Legalmente não teria problema, afinal não está alterando a suspensão em si, portanto, se alguém algum dia parar o carro para verificar a suspensão (IMPOSSÍVEL AQUI NO BRASIL, até porque não está rebaixado), é só levantar o carro e retirar o acessório.

    sinceramente já trabalhei em perícia, tanto na polícia científica e nunca, nem eu nem colegas olharam pra suspensão. Talvez num acidente, se o perito da seguradora que avaliar o carro for muito chato e você tiver má sorte ele negará a troca.

    A outra questão é com relação a garantia, que eu acredito que não cubra quando da utilização dos PC. Prefiro e vou tirar toda vez antes de ir pra oficina, já que a colocação/extração é MUITOOO fácil.

    E sobre a necessidade de usar os PC só com duas pessoas, eu recomendo mesmo assim! Eles não são feitos para erguer o carro, ou fazer o carro aguentar mais carga, eles tornam a suspensão muito melhor pra absorver impactos, além disso, segundo o fabricante, aumentam o tempo de vida da suspensão.

    E Como o colega falou, os PC mudam a altura do carro, quando estão colocadas, mas não muda uma característica do veículo, como alteração de suspensão.Se encherem o saco é só tirar na frente deles e falar que a legislação não contempla sobre a utilização desse acessório.

    To SUPER SATISFEITO com os meus PC e recomendo a todo mundo.

    Responder
    1. sticky1

      These TTC urethane buffers are junk. They fall apart after a few months, they are dangerous and very expensive. Why doesn’t TTC ever make it clear how expensive the price is for a bit of rubber? TTC always wants the customer to email them in secret so no one else can see the price. SCAM! Don’t waste your money.

      Responder
  7. Thiago Mothé

    Bom pessoal eu vou continuar usando os PCs pois achei realmente que melhorou as suspensões traseiras , não fica batendo no fim de curso.
    Tenho mais 2 PCs disponíveis que não vou usar na dianteira, são aqueles alaranjados do tipo C.
    Alguém tem interesse?
    Me mandei um email caso alguém queira.
    trmothe1980@yahoo.com.br

    Responder
  8. Amadeu

    Pessoal… só lembrando que algumas seguradoras já estão recusando pagamento da cobertura quando a medida das rodas ou dos pneus estão fora da originalidade do veiculo.
    Claro que tudo isso é passível de questionamento e recorrer.
    Isso como tudo no Brasil… é por conta da interpretação de um perito, policial ou juiz desqualificado ou que acordou com a Bun… descoberta neste frio.

    Responder
  9. Pedro Rocha

    Vou continuar usando no meu Cerato, pois considero um ítem de segurança quando o veículo está com carga máxima. E convenhamos, o Cerato não tem a suspensão preparada para o descaso de nossas vias. Agora me respondam com franqueza: Quem já teve a suspensão do veículo inspesionada por um órgão público de fiscalização? Se tem alguém, muito prazer, tenho 33 anos de direção e nunca fui fiscalizado nesse sentido!

    Responder
        1. Fabiano Chagas

          Pode até ser dispensável pelo consumo, porém tem que se avaliar o IPVA, que aqui no RJ é um absurdo. Agora é comparar se vale a pena perder a garantia para economizar no IPVA.

          Responder
  10. ROMERO BIANCHINI

    SERÁ QUE POWER CUSHION DA CERTO EM MOLAS ESPORTIVAS (EIBACH)? TO AFIM DE COLOCAR ESTAS MOLAS JUNTO COM AS PC NO MEU CERATO… SÓ QUE JÁ VI NA INTERNET QUE O CARRO COM SÓ AS MOLAS ESPORTIVAS FICA COM A TRAZEIRA MAIS BAIXA QUE A DIANTEIRA, ENTÃO PENSEI: SOMANDO AS MOLAS ESPORTIVAS NA FRENTE E ATRAZ+ PC SÓ NA TRAZEIRA CONSIGO DEIXAR O CARRO MAIS PARELHO NA ALTURA, MELHORO A ESTABILIDADE E DEIXO MAIS CONFORTÁVEL.
    SE ALGUEM TEM ALGUMA COLOCAÇÃO SOBRE ISSO, POR FAVOR ME AUXILIE!

    Responder
  11. Igor Henriques

    Sinceramente, ainda não consegui reconhecer que a utilização desse produto é viável, visto que vendo até a imagem publicada nesse tópico, fico imaginando nos elos onde estão instalados o PC nas molas, a resistência mecânica é muito menor do que o restante da mesma, ou seja, será que com o tempo essa mola não será prejudicada. Para usar esse produto, eu teria que comprovar que não iria danificar a suspensão com o passar de alguns anos, visto que nossos carros são novos. Sinceramente o comportamento da suspensão do cerato é bem semelhante com o do Civic que eu já tive (modelo anterior ao atual, modelo 2001 – 2006) pois com o carro cheio, em algumas imperfeições na pista a carroceria às vezes fica “batendo” no batente, mas para acontecer isso o carro tem que estar lotado e mesmo assim não vejo uma coisa que incomoda. Portanto, independente se é legal ou não, não usaria esse “acessório”.

    Responder
  12. piloto rs

    Falando do PC, eles foram desenvolvidos para um fim, e ele me agradou muito, deixando meu carro, menos PIPOQUEIRO, e sem as famosas batidas de fim de curso.
    Hoje ando com 4, 5 pessoas sem me preocupar com bueiros e outros.
    ao levar para a Ccs, mostrei ao pessoal, e eles ja tinham visto de um outro cliente, e como eu não havia instalado, estavam na caixa,, eles mesmo se prontificaram em instalar, e o fizeram.
    Então, na VERDADE quem instalou os PC no meu carro, FOI A OFICINA DA CONCECIONARIAAnadaram no carro, e realmente constataram a diferença.
    Eles sabem que os batentes são ruins e estão aguardando um outro modelo, mas ainda não tem noticias.
    Já fiz algumas proezas, e a inclinação do carro melhorou MUITO, enfim, indico a quem quizer instalar pois realmente FUNCIONA.
    Se no decorrer do tempo as molas cansarem, independente se for em alguns elos diferentes, TROCA-SE as MOLAS.
    Pois o desgaste continua o mesmo somente uma parte das molas terá uma ajuda,
    LEMBREM-SE ,,, o curso de suspensão do cerato é CURTISSIMO,,, caracteristicas de carro esportivo
    Sds
    piloto rs

    Responder
    1. MARCUS JULIANO

      Piloto rs….
      Amigo pode me passar seu email par tirar uma dúvidas sobre qual o tamanho do PC que usaria no cerato EX2??
      abraço

      Responder
  13. ftrevenzolli

    Fiz a compra de um par de power cushion, recebi ontem a encomenda e vieram 4 peças ao preço de R$ 135,00 c/ frete, ou seja, comprei duas e recebi quatro, melhor ainda ficar com duas de reserva. (Talvez experimente colocar nas molas dianteiras). Instalei em casa mesmo, é só erguer o carro com o macaco e colocar, fácil mesmo. Andei na cidade e senti a melhora. No final de semana vou usar na estrada com mais peso no carro. Depois informo como ficou.

    Responder
  14. ftrevenzolli

    Viajei este fim de semana com o carro e o power cushion instalado me deixou muito satisfeito, na estrada e mais ainda na cidade, Faço meu o depoimento acima do piloto rs, o carro parou de “pipocar”. Também passei na ccs aqui de Campinas e para o pessoal de lá ainda era novidade, todos ficaram curiosos e a opinião do consultor da área de oficina disse que não há problema no uso. De qualquer modo, ao levar para revisão, vou retirar a bucha, depois recoloco.

    Responder
  15. Guilherme Amorim

    Olá, estou adiquirindo um Cerato 283, porém quanto a este equipamento, é em total desacordo com os cálculos feitos pela engenharia, pois nesta condição se altera o “K” da Mola, constante elástica, força e etc, afetando diretamente o ponto “G” do carro, tendo assim então, uma total desestabilização em seu centro de gravidade.

    Responder
    1. Carlos

      Amigo, ponto G é o centro de massa do carro. Se você está alterando a constante elástica das molas, sem interferir na altura ou no peso do carro, como pode ser alterado o centro de massa?

      Responder
  16. piloto rs

    Bahhh guilherme,,, realmente como dizem nem tudo é cientifico.
    O total desacordo é vc andar em um carro sem ele,, depois com ele,, e depois novamente com eles,,,,, vc vai perguntar a si mesmo,,, onde a engenharia errou??? pois é gritante a ESTABILIDADE que gera os PCs, não deixa o carro se jogar em curvas,, to falando em CURVAS,,, pois o carro não se inclina como antes, e prende as rodas no chão.
    Guilherme, entendo e respeito o seu comentario, mas ande num com para vc MUDAR totalmente de opinião.
    A mesma coisa é com essas coisas que aumentam potencia, no papel, é uma coisa, mas na VERDADEEEEE,,,, bahhh,,,, como tem gente que gosta de GASTAR e achando que,,,,,,
    Sds
    piloto rs

    Responder
    1. Junior Gatti

      Vc teria como me ajudar, gostaria de comprar um Power Cushion, para instalar na traseira somente, so que todo mundo passa site de compra em ingles, ai é dificil, eu não sei como comprar nestes site, teria alguem que poderia me ajudar. Ou teria algum desde para vender.
      Outra coisa qual que eu devo usar B ou C

      Responder
  17. ftrevenzolli

    Um amigo fez a compra pra mim. Tem que ter um cartão de crédito internacional, estar cadastrado no Pay Pal (administrador de compras no exterior), então basta acessar o site e pedir o P.Cushions para Cerato ou Forte. Valor aproximado 70 dólares com frete incluso. No meu caso, paguei R$ 135,00 por duas peças e quando recebi tinham quatro peças na caixa.

    Responder
  18. fábio

    Ao Marcos Juliano:
    Amigo, a suspensão é igual para todos os ceratos, o que difere é apenas o diâmetro das rodas entre as versões, tem roda de 15, 16 e 17″. Quando fiz a compra só me certifiquei de que eram para o cerato ou forte (nome do carro nos EUA). Elas chegaram e serviram com exatidão.

    Responder
  19. Júlio Cesar Pereira Filho

    Olá pessoal, tenho novidades sobre os PC’s. A grande diferença entre o laranja e o transparente é o tempo de vida útil, ou seja, o laranja tem dois anos de vida útil, após isso aconselha-se fazer o descarte. o transparente não, tem tempo de vida útil indeterminado, ou seja, acompanhará o carro por toda a sua vida.

    Quem deseja comprar aqui pelo Brasil e com o mesmo preço de lá de fora por favor, envie um e-mail para julio.cp89@gmail.com

    Responder
    1. Cláudio Henrique

      Instalei hoje cedo o par traseiro do Power Cushion que comprei com ajuda do Julio. Levei na loja de um amigo e com o carro no elevador levamos no máximo 10 min.
      Antes de instalá-lo, fizemos a limpeza das molas com desengripante, para evitar possíveis rangidos e aplicamos o produto um pouco acima do meio da mola.
      Fiz um teste de uns 2 kms aproximadamente. Mas por já ter o carro há mais de 1 ano e ter rodado 30.000km, posso afirmar que o ganho é sentido imediatamente. Em piso irregular (paralelepípedos) a sensação é de que o carro ficou bem mais macio e ao passar por quebra-molas não soca mais.
      Agora só falta fazer o teste em relação a saída de traseira em curvas com ondulações no asfalto, minha maior reclamação em relação ao Cerato.
      Por enquanto nota 10!
      Mais uma vez gostaria de agradecer ao amigo Julio pelas informações sobre o produto e ajuda na aquisição.

      Abs

      Responder
  20. Getison

    Acabei de instalar o Power Cushion no meu Cerato; Resolveu a questão das pancadas quando passava em buracos, o carro ficou muito mais macio. Pra mim, o problema do cerato era a suspensão dura, agora o problema está resolvido. Indico a todos que querem ter mais conforto e proteção para a suspensão.

    Responder
  21. fabio

    Guilherme, veja o post do Julio C. Pereira Filho, tem o e-mail dele. Acho que ainda tem P. Cushions à venda com ele. Fica a dica: o transparente tem durabilidade maior que os de cor laranja. Outra coisa é certa: se o seu cerato é um E.283 com rodas 17″, vai ficar satisfeito após a instalação. Abraços!

    Responder
  22. Pingback: Anônimo

  23. Flávio

    Caras, comprei um cerato mês passado! O carro é ótimo! Mas não curti a suspensão!
    Até que comentei com um amigo meu e ele me indicou um produto que melhora demais a suspensão!

    http://ttcpowercushion.yolasite.com/

    Falei com um tal de Julio deste site ai!
    O cara me atendeu super bem e o produto é de qualidade mesmo! Realmente mudou muito meu carro!

    Quem está tendo dificuldade com suspensão assim como eu tive…. vale a pena investir nesse produto!

    Responder
  24. Romário Santos

    Se for levar ao pé da letra, seria incluir um item na suspensão, portanto contra a legislação, passivel de multa e apreensão do veiculo para regularização.
    Uma pericia no veículo, seria em casos de grande repercursão onde houvesse vitima fatal ou grandes prejuizos e um dos envolvidos entrasse em demanda judicial porque viu esse equipamento ou o policial curioso descobriu que tinha essa coisa estranha na mola e colocasse isso no ocorrência, eu não tenho conhecimento desse tipo de ação, mas… eu vou colocar no meu.

    Responder
  25. Marcos Bartolo

    Amigos sou um novo Cerateiro fiz a aquisição de um modelo 2011 cód 222, então; estou querendo colocar este Power Cushion, mas ñ sei qual tamanho correto para comprar, alguém pode me orientar, e com relação a importação pelo e-bay demora quanto tempo para entregar ?

    Responder
  26. ajaqueira

    Pessoal, eu coloquei o power cushion apropriado pro meu carro que é um New Civic há 8 meses atrás. Desde então, venho tendo problemas não na suspensão mas nos pneus do carro que estão drasticamente escamando e o carro está totalmente alinhado. Realmente ele tira um pouco a sobrecarga dos amortecedores prolongando sua vida útil mas por outro lado, todo o excesso de impacto é passado para dentro do carro, causando assim, barulhos no painel e outros lugares do carro. Na minha opinião, ele tem 70% de aspectos negativos e 30% positivos.

    Responder
  27. piloto rs

    ajaqueira
    O seu relato é justamente o contrario do que a grande maiora do cerateiros sentiram.
    Até o momento, neste fórum ou em outro, ninguém teve este entendimento, pelo contrario, melhoru em muito as batidas dentro do carro e não notamos nenhum problema com pneus.
    Infelizmente aconteceu com vc, pena saber disto
    sds
    piloto rs

    Responder
  28. fabio

    ajaqueira, eu tive 4 civic’s, o último foi um 2008 new civic. Em nenhum deles senti a necessidade do power cushion. Em 2011 mudei para o cerato e usei as buchas pois sentia muito as batidas da suspensão traseira do cerato também devido às rodas aro 17″, já o new civic, com aro 16 e suspensão independente, não acho necessário, mas já ouvi caso de desgaste excessivo de pneus em civic, talvez não seja culpa do power cushion.

    Responder
  29. sticky1

    these TTC urethane buffers are junk, dangerous and expensive. Don’t waste your money on them.

    see: ttckoreaurethanebuffercomplaints.wordpress.com

    to see what you are supporting when you buy these things.

    Responder
  30. Marcelo Galhardo

    Colocaram em minha SORENTO, sinceramente acredito que até funcione na cidade dando um pouco mais de conforto nos buracos, mas na estrada dá até medo, perde a estabilidade, até mesmo o controle de estabilidade é desligado nas curvas, sinceramente fiquei uma semana e hoje irei mandar tirar, me deu medo nas curvas, além de o veículo pular bastante. Foi de Araraquara a Araçatuba +ou – 600 Kms e fui para SP também +ou – 600kms, Não aprovei, aliás não acredito que comprei um veículo KIA de quase 140.000 reais e tenho que colocar um sistema deste para ter segurança, acredito que a própria KIA deveria intervir nas vendas ou dar a garantia aos seus clientes.

    Responder
  31. Pingback: learn to sing online free

  32. Pingback: trichotillomania eyelashes treatment

  33. anderson malta

    Juridicamente e tecnicamente é fato que altera as características originais das molas do veículo, que se trata de inclusão ou de modificação de dispositivo da suspensão do veículo – mexe no comportamento e funcionalidade da mola. E mais, se o carro estiver com rebaixamento e com pneu em diâmetro também fora do padrão para o veículo, multiplica-se a intervenção em progressão geométrica para cada modificação realizada. Sim, como muitos relataram, na prática, a vistoria de veículos nem sempre é rigorosa, já tive carro que sem exagero, o vistoriador do detran olhou o carro no estacionamento a mais de 200 metros de distância e atestou a vistoria – não vou dizer qual o detran. Também já tive caso que a vistoria foi decente e padrão, que levou mais de 40 minutos checando tudo no carro – pneus, lampadas, luminosidade que passa no vidro, suspensão, enfim, tudo. A questão é que no Brasil muitos não se importam em colocar em risco a própria vida e a dos outros, que o padrão é a impunidade… Mas não é só o dono do veículo que mexe o errado, os fabricantes que trazem carros sem mexer nada, sem ajustar a estrutura para as condições de nossas vias são criminosos!!! Minha irmã tem um carro que a cada 10.000 km tem que botar uma suspensão nova – eixo traseiro, amortecedores, batentes, etc… Imagine que antes de trocar tudo, ela fica com um carro perigoso e que os defeitos são conhecidos da fábrica que nunca fez um recall, que só irá fazer se houver o mesmo problema lá na europa, e como não há, por aqui continua do mesmo jeito!!! Imagine se colocar esses negócios power cushion, rebaixar a suspensão, o carro que é bomba de nitroglicerina pura, vira uma bomba atômica!!!

    Responder
  34. Pingback: cheat engine.org

  35. Renato Ribeiro

    Tenho um HB20 1.6 premium e estou pensando em colocar.

    Liguei para a concessionaria o o vendedor disse que não perde a garantia.

    A vistoria do Detran não verifica molas e amortecedores. Os seguros hoje em dia não fazem mais vistoria na renovação, a vistoria somente é feita em caso de sinistro ai em todo caso vc manda retirar antes de dar entrada na oficina.

    Esse papo de investigação é viagem galera, somente em acidentes fatais não envolvendo outros veiculos, onde o carro simplesmente deu defeito e causou o acidente.

    De qualquer forma este acessório ajuda em muito a estabilidade e frenagem ele vem pra ajudar.

    Responder
  36. Jose Roberto

    Tenho um Peugeot 307 , ja estive em diversas oficinas inclusive na concessionária da minha cidade e não conseguiram resolver o barulho na suspensão traseira, estou afim de testar. Algem sabe qual o modelo a ser usado?

    Responder
  37. Igor

    Acabo de trocar meu cerato 2012 por um 2015!
    Achei a supensão do novo bem melhor, mais macia.
    Alguem já colocou esse power cushion no cerato 2014?
    Faz diferença no 2014 como faz no 2012?

    Responder
  38. Joshuafab

    В продаже аккуанты Facebook.com PVA 2014, в ассортименте множество подобных аккуантов / Want to sell accounts Twitter.com 2013 have in stock a great number different acov

    ICQ – 231538

    РУ
    В продаже аки Mail.ru Mix, аккаунты есть в наличии + в наличии множество подобных аккуантов, такие – Yahoo.com POP3 PVA, Instagram.com Aged Red, Twitter.com XO, Hotmail.com Promo и множество других.

    ICQ – 231538

    EN
    available accounti Gmail.com RU Manual PVA, accounti available + on hand a lot of other accounts, these – Twitter.com PVA RU, Gmail.com RU AE PVA, Gmail.com PVA SMTP, Instagram.com EN PVA and similar.

    ICQ – 231538

    Распродажа акаунты Twitter.com 300 Plus, на руках очень много различных акков ICQ – 231538 / on sale accounts karagany a great number different account ICQ – 231538

    купить аккаунты gmail, продам аккаунты одноклассники, город друзья комментарии yahoo hotmail, купить gmail аккаунты, покупка анкет mamba, магазин аккаунтов одноклассники, продажа аккаунтов в вконтакте, продам акаунт одноклассники, аккаунты mamba.ru, купить аккаунты фейсбука, куплю почтовые аккаунты, магазин почтовых аккаунтов

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *