Depoimento de um proprietário – PARTE XV

Desta vez quem fala sobre o seu Cerato (versão E.222, ano/modelo 10/11) é o nosso colega Julio Pereira:
“Bom, eu sou aqui de Curitiba, peguei meu Cerato E.222 dia 23 de dezembro. Procurei todos os tipos de carros no valor até 55k, não tenho preconceito de carro, curto perua, curto hatch, mas nunca fui muito pra sedã.. é sempre aquele visual de carro de pai. Tenho 21 anos, e estava saindo de uma spacefox que estava cheia de problemas não resolvidos pela fábrica… mas, putz, o carro era bom..

Enfim, procurei até em marcas chinesas um carro que convença pela confiança, preço, economia, conforto, mercado e principalmente um carro para viajar com a familia! Procurei muito, cogitei o megane grand tour, mas seria somente para fevereiro e tinha que fazer reserva, isso aqui em curitiba, vale lembrar que a fábrica é em São José dos Pinhais, cidade vizinha. larguei mão. Produzidos no pais nacionais, vw, nunca mais, fiat, 1.8 com cara de 1.4, nem ferrando, gm, o q iria me atender o linea ou stilo, resolvi deixar quieto. toyota era caro, honda não curti o city apertado e caro, ford focus me chamou muito a atenção, mas o modelo 2.0 que gostaria pois possuia um motor de resposta mais próxima a da minha spacefox 1.6 da vw saia do preço pretendido. Assim fui na nissan ver o sentra, gostei muito do conforto e de alguns itens de conveniência do carro, o porta malas grande, a possibilidade de levar 5 pessoas confortavelmente me chamaram a atenção, e era 2.0 143 cv. o preço era inferior ao que paguei no cerato, mas o atendimento na kia o detalhe por ser mais econômico e ter peças mais baratas ganharam da nissan.

Outro fator é que como tenho 1,85 de altura e minha familia tem esse altura em média, precisava de um carro que acomodasse bem um motorista de 1,85 e um passageiro atrás do motorista com 1.85 e o cerato ganhou de todos!! Na verdade esse é o motivo pelo qual o Corolla tem mais porta-malas, é porque sacrificam espaço interno.

Fui para comprar a versão de entrada mesmo, mas sai com a E.222, 6 marchas, ar digital, abs, ebd, roda 16″ e farol de neblina.

Curti que o Cerato já vem com chave canivete, o banco traseiro é bipartido e rebatível, estepe em liga leve 16″ tb, o som é excelente, e até agora, com 1200km rodados com as viajens de fim de ano tenho alguns pontos positivos e negativos. O carro só rodou com gasolina aditivada da petrobras, com 32 libras nos pneus e ar desligado.


Positivos:

– O porta malas é grande, acomoda bem muita coisa, e olha que sai de uma perua, eu sei o que é porta malas!
– A estabilidade é grande, mas já esperava por ser uma banheira.
– Silencioso, mas esportivo mesmo só em altas rotações.
– Visual excelente.
– Econômico, pelo computador de bordo está fazendo uns 12,4 na cidade, com o pé leve (ouvi críticas que o computador de bordo não indica corretamente o consumo, alguém pode confirmar??). Vou confirmar da próxima vez que encher o tanque.
– Tratamento na concessionária foi ótimo!
– A minha versão tem ABS, tentei “testá-los” após os 1000km de assentamento dos freios, mas o carro é tão acertado que até agora nada, nem cheguei a usar e olha que dei freadas fortes.
– A qualidade dos materiais utilizados são ótimos.
– A suspensão é excelente, não é como falam, pelo menos por aqui no PR e em SC!!

A melhorar:

– Existe um erro de projeto no carro, a água pinga dentro do carro quando está molhado e com os vidros dianteiros abertos. Isso se deve ao fato do teto ser menor do que o carro, (ver foto). sendo necessário o uso daquelas horríveis canaletas ou de não abrir o vidro (minha opção!!).
– Como um outro colega já comentou aqui no blog, com o carro carregado, com 5 pessoas e o porta-malas lotado, quando passa em desníveis na pista, o amortecimento é excelente, porém ele dá uma ricocheteada dando um segundo pulo, sendo sensível para todos os ocupantes, porém sem perder a estabilidade.
– Para o ocupante do meio um assento com espuma normal, não com densidade maior.
– O sistema da tampa do porta-malas, tirem aquelas alças que só ocupam espaço!!
– 1.6 com 126 cv… hum, sinceramente eu achei ele meio preguiçoso em ultrapassagens…os VW 1.6 103 cv são mais espertos em retomadas, e isso é uma grande arma da concorrente Honda também, o City e o Civic dão um show sobre o Cerato quanto a retomadas de 60-100 km/h.
– Acho muito escura a luz do painel durante o dia se acendo a meia-luz. Aqui em Curitiba pelo menos, que vive chovendo, tenho que acender as luzes durante o dia e mal consigo ver o rádio e o a.c.
– Raspei de leve ele numa lombada com o carro cheio, a altura mínima do solo de 15 cm é baixa, portanto atenção!

Aspectos gerais, comparação entre carros, categorias diferentes, marcas diferentes…spacefox 1.6.. cerato 1.6

– Suspenção: VW e Kia, pessoal, minha spacefox era mais dura que meu cerato, isto é sentia mais o chão, isso que os pneus tinham um perfil maior.
– Motor: VW e Kia, não sei não, mas os 126 cv da Kia não me deixaram boquiabertos, talvez eles sejam mais úteis para manter velocidades de cruzeiro maiores (maior velocidade máxima tb), pois de arranque os dois carros possuem quase o mesmo tempo de 0-100, 13s e 11,9s o que me leva a pensar para onde foram os 23 cavalos a mais quando precisava deles, talvez eles se dissolvam pelo peso maior do carro. Quando me falavam em 126 cavalos eu ficava pensando que seria pouca diferença comparado com a livina 1.8 de 125 cv que meu pai tem, carro esperto, porém acho que como o cerato é mais pesado ele fica pra trás da livina de 0-100 em 1s. Talvez porque o cerato é mais pesado, talvez porque ele é mais silencioso eu não perceba que ele está desenvolvendo, talvez … fica a dúvida, mas os números não mentem, principalmente de retomadas…. =/
Outra questão é quanto à economia e tipo de motor. O que me foi informado, e acho que é de interesse geral, é que o Soul já saiu com motor flex, porém o Cerato ainda está em estudos pois o motor flex sempre faz com que a economia caia e eles estão pesquisando se valerá a pena perder essa arma do mesmo frente ao preconceito de não ser flex. Fonte: concessionária.

Sempre que um motor for flex ele não terá economia tão expressiva como a de combustíveis fixos, o Cerato surpreende a chegar facilmente em médias de 15 a 17km/l na estrada, por isso o pensamento fica.. O preconceito tomou conta de todos nós, se não é flex não quero, muito pelo contrário, veja se é econômico e saia do anos 80 onde o preço da gasolina era completamente instável e veja o preço do etanol sendo inviável.

Outra coisa, o preço da internet (no site da kia) se refere ao valor do carro sem frete, motivo pelo qual em cidades mais afastadas dos grandes centros o Cerato é mais caro. Aqui em Curitiba sempre se compra pelo preço da internet ou mais em conta. Fiquem espertos e aproveitem.

Quanto à manutenção pelo menos aqui já existe a tabelada!

Curti e estou curtindo d+ o carro, o seguro ficou alto, mas fiz no nome do meu pai, 45 anos casado, que caiu para a metade do preço! Econômico, bonito, confortável, roda macio e seguro.

Comparem, pesquisem, é Cerato na certa!!”