DICA: planilha para controle de combustível

Nosso colega Sílvio Moreira, de Brasília (DF), criou uma interessante planilha para acompanhamento do consumo de combustível do Cerato:

Neste formato é possível preencher, entre outras coisas, o tipo de combustível utilizado, o consumo indicado no computador de bordo e o consumo real.

Quem tiver interesse é só pedir o arquivo através do e-mail thiagoparisio@gmail.com.
Abraços! 

5 pensou em “DICA: planilha para controle de combustível

  1. Pedro Rocha

    Caros cerateiros, o consumo de seu veículo depende de muitas variáveis, mas vou dar uma dica importante para vc obter o máxim de economia possível em seu Cerato: Como passamos a maior parte do tempo em que estamos no veículo em movimento, então procure sempre manter o giro do motor em torno de 1500 a 2000rpm, fazendo sempre a troca de marchas nesse intervalo. No início vc vai ter que observar sempre o conta giros, mas depois que vc sentir melhor o carro, vai ser uma coisa que é quase automático sem precisar olhar o mesmo. Veja bem, esse negócio de passar marcha maior em baixo giro, tb consume muito. Evite ultrapassar os 2500rpm na troca de marchas, como também manter 1000rpm em marcha tipo 3ª, 4ª, 5ª e muito menos a 6ª. Estou conseguindo 10,8Km/l, na cidade em trânsito moderado. O carro é muito bom, basta saber usá-lo.

    Responder
    1. Edemilton

      Olá Pedro!!!

      Pelo que percebi, o seu carro parece ser mecânico certo?
      No automático, eu também consegui fazer as mesmas dicas que você postou, entretanto, a única alternativa é aliviar bem o pé, conforme as dicas do cerateiro Silvio Moreira.

      Mas me parece que o consumo de 10,8km/l para o mecânico, não esta muito fora das média apresentadas no dossiê de consumo de 15/05/2011. No automático, ai sim me parece bastante atrativo.

      Mas eu ainda estou imprecionado com o rendimento do E283 do Silvio Moreira, é uma beleza. Claro que aliado às condições do trânsito em que ele trafega.

      Até tentei fazer umas loucuras (mas já abandonei) de passar as marchas (no sequencial) todas à mais ou menos 1500rpm, mas a 6ª marcha simplemente não entra se o carro estiver abaixo de 70km/h.

      Depois que o morto estiver bem amaciado, vou tentar a alternativa de resetar a ECU, para ver se melhor.

      Obrigado pela dica.

      Responder
      1. Pedro Rocha

        Olá Edemilton
        Viajei quinta feira para minha cidade natal, que fica na margem da BR116, e como a BR não está muito boa, tive que ir devagar, em média 90Km/h. Nesta média de velocidade e com o ar ligado, consegui um consumo de 16,66km/l. Inclusive fotografei o odômetro do carro para comprovar o consumo. Estou muito satisfeito com este consumo, tendo em vista que sai de um Ford Focus 2.0.

        Responder
        1. Edemilton

          Boa noite Pedro.

          Essa média que você fez é muito boa.
          Parabéns. Eu vou poder viajar com o meu só em julho (férias). Mas não sei se vou poder contar com uma média muito boa assim.

          Eu tinha um polo sedan 2.0, e com ele eu já consegui até 15.6 na estrada, mas foi com muito empenho.

          Valeu as dicas.

          Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *