Depoimento de um propriet

A colaboração agora é do nosso colega Fábio Bordon, o mais recente proprietário de um Cerato E.221:

“Acompanho o Blog Novo Cerato, e recentemente havia lhe enviado um e-mail perguntando algumas coisas sobre o carro. Pois bem, hoje faz um mês que estou com o Cerato, esperei esse tempo para ter argumentos para falar sobre o veiculo. E, mesmo depois desse tempo, não há muito do que se falar a respeito do veículo, que já não tenham dito no Blog.

Minha conclusão sobre o veículo:
Motor: o suficiente para veículo, por ser relativamente leve, e econômico.
Cambio: diferencial dos demais veículos da categoria, muito bom.
Acabamento: não se vê rebarbas, ou partes mal encaixadas, mas o material poderia ser um pouco melhor.
Design: melhor parte do Carro, tanto externo como interno.
Estabilidade: grande problema… não sei se o meu está desalinhado ou algum problema relacionado à suspensão, mas o veículo varia muito na estrada, sofre muito com a variação do vento, ou até mesmo ao passar perto de um caminhão, balança de mais na rodovia. Não sei esse problema é pelo fato do meu Cerato ser o modelo E.221, que vem com rodas 15″ e pneus 195/65.
Conforto: possui boa posição para dirigir, mas o que decepciona é a suspensão, que é um pouco dura, e dá fim de batente facilmente.

Hoje o carro está com 3000km, e já estou preocupado com as revisões que virão, depois de ver todas essas reclamações sobre o preço de revisão não tabelado.
Se puderem me ajudar sobre o problema da estabilidade, se alguém tem esse mesmo problema, ou devo procurar a concessionaria.

Até mais Thiago, parabéns pelo Blog.”

7 pensou em “Depoimento de um propriet

  1. Marcelo Giacomin

    Olá Fabio … o meu Cerao tem as rodas 17 e não sinto este problema de estabilidade tal como você comentou. O que eu já percebi (tanto no meu quanto em outro com aro 16) é que a traseira pode perder o contato com o solo se, no meio de uma curva, tiver alguma “costela” ou irregularidades que façam a suspensão pular, como o Cerato não absorve muito bem essas irregularidades, a traseira se solta um pouco, mas logo depois gruda. Isso cria uma desconfiança, mas nada que asuste.

    Abraços

    Responder
  2. fabio

    Oi Marcelo, Feliz 2.012! É mais ou menos essa sensação que nos deixa um pouco inseguro, e meu carro anterior era um new civic, que tem a suspensão multlink na traseira, e comparando, sinto que o civic agarrava mais nas curvas, deixando essa sensação estranha no cerato, porém foi uma questão de adaptação no modo de conduzir o carro, nada que comprometa. Eu comentei ao Saulo que é bom verificar o motivo de ele estar sentindo muita variação na estabilidade de seu carro, talvez pelas rodas 15″. Abraços!! Outra preocupação do Saulo sobre preço de revisões, vai aqui um preço para referência: fiz a 10.000km 28/12 em Campinas e saiu por 389,00 incluso aí o rodízio, alinhamento e balanceamento. Também andei vendo colegas que pagam até 600,00 por um revisão, acho que tem empurroterapia nesses pacotes. É só exigir que se faça a revisão básica, sem as perfumarias que oferecem algumas ccs.

    Responder
  3. Marcelo Preuss

    Caro Fabio e amigos…

    Não sei se é teu caso, mas vai a dica:

    Quando comprei o meu Cerato, também estranhei MUITO a suspensão do carro, qualquer “pedrinha” no asfalto era percebida, mas uma coisa que descobri e ajudou consideravelmente, foi que a calibragem dos pneus quando entregue na concessionária, estava em 42 psi e o manual sugere 31 psi para o meu que vem com pneus de 15″.

    Baixei para 30 psi e já deu para sentir bastante a diferença. O volante também ficou menos macio, mas faz parte (ganha-se de um lado, perde-se de outro).

    O próximo passo será colocar o Power Cushion.

    Boa sorte!

    Marcelo Preuss.

    Responder
  4. Cláudio Henrique

    Power Cushion nele…melhora muuuuuito. Meu Cerato tem aro 16 e também utilizo 31 lbs na cidade e 32 lbs na estrada. Já está com 37.000 km e só o alinhei uma vez na revisão de 20.000km e os pneus estão ótimos.

    Responder
  5. Silvio

    Saudações a todos. Depois de quase um ano de Cerato EX 283 aro 17, um tempo fora do ar aqui no espaço e 15.200 Kms rodados (ida e volta – trabalho, faculdade, casa) sempre dentro da cidade, posso dizer que estou muito satisfeito com o carro. Instalei os Power Cushion (PCs) em meados de dez/11. Fiquei uma semana fora e só agora estou utilizando o carro. Realmente há uma boa diferença (para melhor) utilizando os PCs. Estive rodando no final de semana com o carro cheio e ele realmente parou de ter aquele molejo e deixar a sensação de instabilidade. Não ficou duro, ao contrário, está até mais confortável. A experiência que tive com os pneus é que foram estranhas. Já peguei o mesmo calibrador com 5 libras pra mais de diferença. Eu achava estranho, mas… como conferir se sempre utilizei o mesmo calibrador? Minha esposa reclamava que o Cerato estava pulando mais que o Civic dela. No dela os pneus estão velhos (60.000 km) e não dei importância. Só descobri quando fiz revisão e o pneu retornou com 5 libras a menos. Fato que comentei com o frentista e que não haviam calibrado corretamente na Concessionária. Já entenderam o que aconteceu. Observem a calibragem, mas também o calibrador. Já que não dá pra confiar nem mesmo nas bombas de abastecimento.
    Abraços a todos.
    Silvio

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *