D

Eis um interessante questionamento levantado pelo nosso colega Márcio Taboza:

“Adquiri um cerato E213, 2010/2011. Estou bem satisfeito com o carro, inclusive com o consumo. No carnaval fiz a primeira viagem no cerato, e uma das coisas que me incomodou foi o fato de ter somente 5 marchas. Não sou de correr muito, então fiz praticamente todo o percurso numa média de 120 km/h, excedendo isso somente nas ultrapassagens. Acontece que nessa velocidade achei que a rotação do motor estava muito elevada, cerca de 4.000 giros, o provoca um certo ruído na cabine e um consumo razoavelmente elevado.

Claro que tenho consciência que o motor é apenas 1.6, que a carroceria não é muito leve etc etc etc.

Pensando nisso, me dei conta que não houveram grandes modificações da versão 5 marchas pra de 6 marchas. Como não entendo muito de mecânica, me passou a idéia da possibilidade de troca de câmbio. Então aos entendidos no assunto, gostaria de alguns esclarecimentos: será que é possível efetuar a troca de câmb io (claro que com as devidas adaptações)? Se for possível, alguém já tentou fazer isso? O que é necessário? Quais as peças que precisam ser trocadas? Qual o preço das peças e serviço? Onde pode ser feito?

Gostaria que divulgasse no blog para que os colegas possam comentar.”

Alguém com experiência técnica poderia opinar?

5 pensou em “D

  1. fabio

    Colega, creio que não seja impossível a modificação do câmbio, porém acho que seja inviável do ponto de vista econômico e ainda terá o fato do carro não ser automático de fábrica. Com certeza, seria mais em conta vender seu carro atual e adquirir um modelo E.283, o que também evita aborrecimentos futuros, pois se não for feito o trabalho adequado, com certeza não ficará tão bom quanto um câmbio automático original, sem falar na questão da garantia de 5 anos. Vamos aguardar os comentários de quem conhece a parte técnica do negócio.

    Responder
  2. fabio

    Retificando o post anterior, a alteração proposta é trocar o câmbio de 5 para 6 marchas mecânico, achei que fosse o automático. Mesmo assim, acho que não compensa o custo benefício. Abraços.

    Responder
  3. Fabio M.

    Também acho que não compensa. Há uns anos eu tive problema com um Celta, vazou o óleo do câmbio. Na concessionária eles disseram que um câmbio novo ficaria em torno de 7000 reais. (posteriormente eu levei em uma oficina e fiz o reparo por muito menos). Eu imagino que o câmbio de um Cerato tenha um valor bem salgado, sendo melhor a troca do carro por outro com 6 marchas, como disse meu xará.

    Responder
    1. Thiago Parísio Autor do post

      Ariano, valeu pela dica. Eu já havia publicado antes do NA no CARPLACE uma matéria sobre a queda. O post está no ar.

      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *