Flexibilidade, até que ponto?

Muito se questiona sobre a real eficiência dos motores flex. Dificilmente um motor que aceite álcool e gasolina ao mesmo tempo conseguirá a mesma eficiência de um motor monocombustível.
Nosso colega Ogg Ibrahim, repórter da Rede Record, apresentador por 02 anos do programa AUTONEWS (Campo Grande / MS) e um dos mais novos proprietários de um Cerato, escreveu com brilhante propriedade o texto abaixo sobre o tema. Desde já, agradeço pela colaboração.
“FLEXIBILIDADE: ATÉ QUE PONTO?

É sabido por todo mundo que os carros flex ou “bi-combustível” estão dominando o mercado de automóveis. Hoje a produção de veículos com motores que aceitam álcool e gasolina no mesmo tanque atinge quase 100% dos novos e já responde por 50% da frota nacional. Esse crescimento todo se deve à algumas vantagens e mitos: quando abastecido com alcool, o carro polui menos e anda um pouco mais; em rodovias mais ermas pode ajudar quando o posto não tiver um ou outro combustível; e o preço, que oscila muito, pode dar ao dono do carro a opção de optar pelo mais barato para economizar. Certo? Nem tanto!

Na minha opinião as vantagens apresentadas pelas montadoras sobre os carros flex não passam de puro marketing. Veja bem: você que tem um carro flex há pelo menos dez anos já se viu em alguma enrascada por não achar alcool ou gasolina num posto, por mais erma que seja a região que você esteve? Você por acaso também já economizou dinheiro abastecendo com alcool quando a gasolina está mais cara? Se você ainda não fez a conta, faça! Só assim você vai perceber que o motor quando movido a alcool gasta muito mais do que com gasolina. Exemplo: se você roda 300 quilometros com cinquenta reais na gasolina, vai rodar menos de 200 no alcool. Que economia é essa então?

Acabei de adquirir um Cerato a gasolina. E pelo fato do flex chegar até o final do ano, os pessimitas dizem que vou “casar” com o carro, que ele se transformará num “mico”. Bem que eu quero esse casamento, afinal quem acharia ruim de ter um carro lindo, repleto de acessórios e tecnologia que a maioria não tem, mais econômico do que muitos por aí e, melhor que tudo, MAIS BARATO!! Um custo benefício acima de qualquer suspeita! Seria problema ser abastecido apenas com gasolina? Para quem entende um pouco de carro e conviveu no meio automotivo por tempo suficiente para aprender algo, além de ser um apaixonado por carros, problema nenhum!

Muita gente não sabe mas motores bi-combustíveis são motores a gasolina, adaptados para rodar também com álcool. E segundo especialistas, não conseguem rodar bem nem com um combustível nem com outro. É a mesma impressão que temos do restaurante que oferece massa, carnes, peixes, frutos do mar e comida chinesa. Será que dá pra ser especialista em alguma coisa assim? Com base nisso e em entrevistas que já fiz com técnicos em motores em vários cantos do país, posso afirmar que os motores flex são mais beberrões que motores a gasolina. Mesmo que eles rodem apenas com gasolina. Fiz o teste quando troquei um Focus 1.8, 2001 a gasolina por um Megane 1.6 16v flex, 2007. Rodando só com gasolina e mesmo sendo bem mais novo, o Renault jamais conseguiu chegar na média de 13,8 km/l na estrada do Ford. Nunca passou de 12,5, mesmo aliviando o pé. E isso realmente foi confirmado por um professor da USP que me disse: “Motores flex dificilmente terão a mesma eficiência que um motor só a gasolina ou que um movido à diesel. Além de se desgastarem mais rapidamente rodando com álcool que é mais corrosivo”.

Diante disso, meus amigos, não tenham receio de comprar um carro só a gasolina achando que ele será um mico. Talvez até perca um pouco de mercado porque, afinal o poder do marketing e da ignorância de muitos será difícil de ser contornada. Mas tenha certeza de que você vai ter em mãos um carro que vai rodar melhor e mais tempo do que o do seu vizinho.
Ogg Ibrahim é jornalista da TV Record e um apaixonado por carros

http://oggibrahim.blogspot.com/