Depoimento de um proprietário – PARTE XXIV

Relato do colega Luís Fernando Grisoto (Brasília / DF) sobre os 02 primeiros meses de convivência com um Cerato E.283:

“Resolvi trocar de carro em NOV/10, meu Focus Sedan 1.6 06/7 após bons anos de parceria (apesar de estar muito bem conservado), estava próximo de exigir uma revisão mais “pesada” da parte mecânica, além disso queria um carro automático, desejo que aumentou muito no último ano após a minha esposa ter trocado seu antigo carro manual, por um Civic LXS automático, e parado de reclamar do trânisto pesado que já temos aqui em Brasília.

Por já ter um Civic em casa, descartei o Honda das minhas opções. Fui testar o novo Focus hatch, i30, Corolla e Cerato. Gostei muito do Focus, mas o fato do câmbio automático estar presente somente na versão 2.0 me desanimou pela perspectiva de consumo elevado. O i30 me assustou quanto ao custo de manutenção e seguro muito altos. No Corolla o problema para minha surpresa foi o espaço interno. Nesta nova versão o porta malas foi aumentado, espaço este que a Toyota “roubou” do interior do veículo. Eu que não sou dos mais altos (1,80m) com o banco do motorista todo recuado, me senti desconfortável ao volante, as pernas espremidas, enfim, o carro não me fez sentir confortável.

Quando entrei no Cerato tudo mudou (importante, os test-drives foram feitos nesta mesma ordem em que descrevi), o amplo interior, o painel, acabamento, enfim, me senti “em casa”. Andando então, tudo melhorou, o motor é excelente, bom torque e com respostas rápidas.

Decidido pelo Kia, fui à pesquisa de preços. Inicialmente optei pela versão de entrada com câmbio automático (E272), afinal tinha tudo que meu Focus já me oferecia (ar, air bag, som) + controle digital do ar, o ABS, rodas 16′ e o câmbio automático. Fechei a compra dia 13/01 na concessionária Car Collection, preço de R$ 59.500,00, na cor cinza titanium, com películas, tapetes e sensor de estacionamento de “brinde”, com previsão de entrega de até 30 dias corridos.

Uma semana depois a Gerente me liga dizendo que estava difícil conseguir o cinza e me oferecendo um preto do mesmo catálogo, como particularmente não gosto de carro preto, recusei a oferta e continuei aguardando. No dia 25/01 ela me liga novamente (ainda bem), me oferecendo um E283 prata numa condição especial. Fui até a loja e depois de uma boa negociação, fechamos em R$ 63 mil, com a película, emplacamento, e tapetes de “cortesia”. Acho que a negociação ficou muito boa. Retirei o carro no dia 04/02 e hoje, aos 2.521 km, vejo que se tivesse optado pela versão E273 teria me arrependido. As rodas 17′, o sensor de estacionamento original, o computador de bordo e principalmente o câmbio “borboleta” fazem toda a diferença no carro.

Até agora abasteci o carro 5 vezes, a economia está me surpreendendo, rodo em tráfego médio com alguns momentos de pesado, com o ar ligado 80% do tempo e as médias de consumo foram (sempre com gasolina aditivada): 10,5km/l, 11,2 km/l, 11,5 km/l, 11,2 km/l e no último tanque 12,2 km/l. Para vocês terem idéia, com o Focus fazia cerca de 11,8 km/l no mesmo trajeto, ou seja, tenho agora um carro automático consumindo o mesmo que meu antigo que era manual.

Estou muito satisfeito e fazendo propaganda do carro.

Abraços!”