Depoimento de um propriet

Colaboração do nosso colega Alexandre Baima, de Recife (PE):

“Caros amigos,

Acompanho o blog e vejo vários relatos positivos sobre o Cerato, e também tenho muita coisa boa a falar do carro, apesar de achar que a KIA precisa se adequar melhor às nossas condições (Brasil) e os carros que foram direcionados para nosso mercado virem com algumas modificações estratégicas para atender a nossa realidade.

Mas, o que tenho a relatar a vocês é o árduo caminho que tenho percorrido, desde que comprei o meu Cerato E.263 automático em agosto de 2010.

Desde o inicio achava o consumo do carro excessivo, até porque quando fui comprar o carro e fiz um test-drive, um dos pontos positivos relatados foi o consumo baixo. Logo nos primeiros 1.000 km, notei que não era tão econômico quanto haviam falado, e busquei a oficina Kia Intervia em Recife-PE, passaram o computador e disseram que estava tudo normal, mas me sugeriram usar uns 2 tanques da gasolina BR Podium, que é super cara, e alegaram que podia ter alguma oxidação no sistema de bicos e ela resolveria o problema

Esperei secar o tanque e enchi com a Podium. Durante a utilização a média de consumo era a mesma – 6,5 a 6,7 km/l -, na cidade. Após a utilização da Podium voltei a abastecer com gasolina comum e a média era sempre a mesma. Voltei à oficina para levar os resultados e para informar que nada havia adiantado. Eles alegaram a qualidade do combustível e orientaram a abastecer em um posto BR ao lado da concessionária, o que passei a fazer, e sempre fazendo a conferência pelo computador de bordo e também pelo cálculo junto à bomba de combustível, que praticamente dava a mesma coisa.

Pediram para eu deixar o carro lá, fiz o agendamento e fui levar. Ao chegar me disseram que o carro passaria 02 dias para fazerem os testes. Como eu não podia deixá-lo para passar esse tempo todo reagendei para outra data. Ocorre que no mesmo dia me ligaram dizendo que o carro estava pronto e que o problema tinha sido resolvido (lembrando que me disseram que iriam passar 02 dias com o carro na primeira vez que fui levar e ainda tentei negociar pra me entregarem em 01 dia e meio, e disseram que não seria possível).

Voltei a fazer o acompanhamento e sempre levando as anotações junto às notas de combustível para eles averiguarem, mas o consumo elevado continuou.

Novamente me pediram, após entrarem em contato com a fábrica. Segundo o chefe da Oficina, Sr. Júnior, que sempre me atendia e fazia os testes, eles tinham passado novas orientações que ele iria pôr em prática. Como já estava cansado desse leva e traz o carro, pois a Kia não ficava na minha rota – ou seja, tinha que fazer um caminho diferente para poder levar o carro, e como não tem transporte púbico direto para meu escritório eu tinha sempre que utilizar táxi e pagar do meu bolso -, informei que não iria ficar mais nessa, até porque preciso do carro para resolver meus assuntos de trabalho. Pedi um carro-reserva, o que foi atendido, e eles me emprestaram um Picanto mecânico do test-drive.

Peguei o carro e comecei novamente a fazer a medição do consumo, e nada de melhorar, variando entre 6,5 a 6,8 km/l, ou seja, para todo trabalho não houve solução. Já havia me desgastado muito e o Sr. Júnior me dizia que o Cerato consumia isso mesmo e não tinha solução, mas na hora de vender não era isso que nos passavam.

Deixei para levar o carro novamente e fazer a mesma reclamação quando da revisão de 10.000 km, o que fiz no ultimo dia 05/07/11, onde apresentei a lista de problemas abaixo. Eis as soluções destacadas:

RANGIDO DOS BANCOS DIANTEIROS;
>>> Continua o rangido, pode-se dizer que houve uma leve redução, mas não foi retirado, e isso foi mostrado ao consultor na retirada do veiculo por ser algo de fácil constatação.

RANGIDO DOS CINTOS DE SEGURANÇA DIANTEIRO (MOTORISTA E PASSAGEIRO);
>>> Está intermitente.

BARULHO EMBAIXO DO CARRO, COMO SE FOSSE DE UMA CORREIA DO ALTERNADOR FROUXA;
>>> Aparentemente foi resolvido.

RANGIDO NA PORTA DIREITA (PASSAGEIRO), DIANTEIRA;
>>>Continua o rangido, que é intermitente, e que pôde ser detectado minutos após a retirada do veiculo da concessionária e relatado por telefone ao consultor.

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO;
>>> Resolvido.

ALINHAMENTO DA DIREÇÃO (não é das rodas e sim do volante).
>>> Não foi resolvido.

CONSUMO ELEVADO (6,5 A 6,8 km/l)
>>> Não foi resolvido.

Ao receber o carro perguntei ao chefe da oficina: Foi tudo resolvido??? A resposta: Sim.

De pronto ao receber o carro já se notava que o banco do motorista continuava com o rangido. Alertei ao consultor, que me disse que eles precisariam tirar o banco e levar para uma capotaria, que eu levasse o carro lá outro dia para isso. Porque não fizeram isso logo, enquanto o carro estava parado com eles????

Assim que saí da Concessionária, liguei para o consultor informando que o barulho na porta dianteira direita continuava, o que parece ser um grilo.

Passei um e-mail para o consultor relatando os problemas não resolvidos, mandei um e-mail pra KIA, na pesquisa de satisfação já informei dos problemas, vou na KIA falar como Diretor sobre o assunto (se ele me atender), e recebi a seguinte resposta do consultor:

“Suas solicitações serão encaminhadas imediatamente ao Chefe da Assistência Técnica, bem como estamos à disposição, assim que possível para o senhor trazer o veículo para trabalharmos nos itens restantes que ainda não foram em sua totalidade resolvidos.”

Se o chefe da oficina não resolveu isso durante todo esse tempo, e por diversas paradas de meu carro, agora vai fazer????

Diante de todo o ocorrido, deixo aqui para que os demais colegas, especialmente os que utilizam a Intervia Kia, tenham conhecimento dos ocorridos, que pode ocorrer com qualquer um Cerateiro (a).

Vou apelar administrativamente pela ultima vez, em seguida irei buscar a via judicial para solucionar o meu problema, ou que a KIA venha a me indenizar pelos danos sofridos.

Obrigado.

Alexandre Baima”

26 pensou em “Depoimento de um propriet

  1. Felipe Sessa Porfirio

    Opa, que falta de sorte cara!!

    Não tenho esses problemas que vc relatou.

    Vc está certo em fazer isso ai!! esses caras tem que resolver os problemas, se vira, da um carro novo, sei la.

    Boa sorte na sua caminhada.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Felipe,

      Solicitaram que eu levasse o carro no dia 21/07, para que resolvessem os problemas.
      Deixei claro que elespodem ficar o tempo que necessitarem, com tanto que resolvam em definitivo.
      O que não pode, é me fazer de “palhaço”, pois essa será a ultima vez que tratarei de algo amigavelmente.

      Responder
  2. Wendell

    Cara, realmente parece que vc foi premiado com um carro cheio de problemas.

    Fiquei com um Cerato E.213, (top mecanico de 5 marchas) por cerca de uns 8 meses, tive que vende-lo pra comprar um apartamento, e nesse tempo nunca tive nenhum problema com o carro, pra ter uma idéia de diferença de consumo (CB e calculo a mão) ficava sempre em 9-10km/l na cidade e na estrada a média era de 14km/l, porém em uma viagem tive o recorde de 16,1km/l.

    Gostei tanto do carro que assim que tiver uma folga no pagamento do AP, creio que voltarei pra algum carro da KIA, só não tenho certeza se será o Cerato, tudo dependerá do $$ disponivel, pode ser desde um Picanto novo, ou quem sabe um Optima.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Wendell,

      Acho que tive azar…
      Apesar que os cerateiros que tem o cambio manual falam muito bem de seus carros com relação ao consumo.

      Responder
      1. Art

        OI, Nepf4,concordo com vocea sobre a queste3o de se aprofundar nos temas e virar um eteiattgrssa ou ficar lendo superficiamente e ser operadora de tt, fb e etc. Por isso, estou lendo aquele livro que te falei do Castells! E adorei a sua indicae7e3o do Pierre Levy! Na e9poca da faculdade li outros livros dele, e acho que apenas alguns capitulos deste livro, vou aproveitar retomar a leitura beijos e bom resto de domingo!

        Responder
  3. fabricio

    Uma vez comentei a respeito de uma suposta falta de padrão do carro…uns c defeito nos bancos, outros na suspensão, alguns com gasto de combustível excessivo. Penso em comprar um CERATO, principalmente se vier flex, mas às vezes fico com o pé atrás….

    Responder
    1. Felipe Sessa Porfirio

      isso é uma caracteristica de qualquer linha de montagem….todas as fabricantes tem esse problema….por volta de 5% dos modelos saem abaixo da media e 5% acima da media…..

      Antes de ter o cerato e tive um gol e nos 18 meses que fiquei com o carro tive que ir 24 vezes a VW por problema da fabrica e olha que o gol é tido como uns dos carros mais confiaveis.

      Responder
      1. fabricio

        Espero q vc esteja certo.
        Tb. So bombo, t tive um Gol, que me deu muito problema, só bomba de combustível tive de trocar umas três vezes….Carro da vw nunca mais….

        Responder
  4. Ruarc Fonseca

    Não tenho Cerato, mas acompanho o blog tem tempo. Duas semanas atrás levei o carro (gol) numa loja na qual um amigo é gerente pra ver pastilha e disco de freio. Aproveitei pra alinhar e balancear e eles finalmente resolveram o problema do volante torto.
    Já tinha tentando dois alinhamentos e balanceamentos em uma concessionária e 1 alinhamento e balanceamento em outra concessionária daqui de Goiânia na época da garantia. Nunca resolveram.
    Mais de ano depois do problema aparecer, consegui resolvê-lo com alguém que realmente sabe fazer as coisas. Concessionárias não são grande coisa não, e nos próximos carros novos só vou fazer troca de óleo mesmo pra não perder a garantia. Outros serviços farei fora mesmo, compensa pagar algo a mais pra não passar raiva.
    Já fiz um estágio numa empresa que tinha um “convênio” com concessionária pra realizar uns testes nos carros. Na época eu visitava uma da Fiat daqui e tem coisas em concessionária que os técnicos não sabem fazer.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Concordo com vc, os caras sabem fazer o “feijão com arroz”, mas quando aparece algo mais complicado eles travam…
      E no meu caso, com relação do consumo, o chefe da oficina diz pra mim, que o Cerato é assim mesmo, consome essa média mesmo (6,5 km/l)… querendo se livrar do problema.
      Então, não façam propaganda do carro ocmo sendo economico, pois quando fui fazer o test driver, o vendedor foi logo comentando que ele era economico…. e mostra um selo do Inmetro, de testes laboratoriais, que o carro fazia 9,89 km/l.
      Sabemos que isso é algo impossível de ocorrer em uma realidade, mas vc imagina que o carro faça entre 8,5 a 9 km/l, e não os 6,5 km/l.

      Responder
      1. Alexandre Baima

        Outra coisa, quando eles não sabem o que fazer, ai apenas trocam a peça ou devolvem o carro do mesmo jeito, dizendo que resolveram o problema. Foi assim comigo.

        Responder
  5. Pedro Rocha

    Caro Alexandre
    Brigue pelos seus direitos, o carro é bom, mas passivo de problemas, tenho certeza que quando resolverem as broncas do seu Cerato vc vai gostar muito do veículo. Espero que a Kia resolva seu problema o mais breve possível. Agora me responda uma dúvida: Essa sua média de consumo é em que tipo de tráfego? Eu sei que o trânsito de nossas capitais ta ferro.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Pedro,

      Esse meu consumo é na cidade de Recife, que tem momentos de tráfego pesado, mas mesmo agora na epoca de ferias, a variação é só um pouco maior (6,8 km/l), enquanto o o transito está bem mais leve. Tenho saido mais cedo do escritorio justamente para não pegar transito, e o mesmo faço quando saio de casa pela manhã. De minha caso para o trabalho é algo em torno de 12 km, com trecho misto, de transito e de livre circulação(fora os semaforos).

      Responder
  6. sergio henaut

    caro alexandre, realmente vc foi PREMIADO , tenho um cerato do mesmo mod. que o seu 263 aut. 10-10 e nunca tive problemas, sua autonomia eu considero muito boa, 9,5 a 10,5 cidade com ar tempo todo, 12,0 a 14 estrada dependendo da aceleraçao ( rpm ) , carros com modelos iguais mais com tanta diferença de comportamente nao e correto, a algo errado .

    Responder
  7. André Pelegrini

    Olha Alexandre, o problema dos ruídos nos bancos eu resolvi deixando eles o mais baixo possível na regulagem de altura, quando os levanto o barulho reaparece, bem aqui no blog há uma solução trazida por um de nossos amigos Cerateiros basta ir à seção “problemas”.

    Quanto ao alinhamento da direção o meu já no primeiro dia senti um certo desalinhamento, mas foi voltar duas vezes à concessionária que resolveram o problema.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Como o carro está na garantia, eles tem que resolver para que funcione bem em qualquer altura, deixa eles se virarem ou trocar o banco, eu quero é solução…risos
      O caso da direção ela não fica centralizada, é coisa simples, mas como eles terceirizam o serviço de alinhamento e balanceamento, não querem fazer o serviço, e ficam enrolando.

      Responder
  8. Oswaldo

    Meu Cerato está com 14.600 km rodados e faz uma média de 12,4 km/l na cidade. Trânsito pesado, utilizando sim gasolina Podium, que é a melhor gasolina disponível comercialmente no mundo para quem não sabe.
    Fiz a revisão dos 10 mil sem queixas e continuo.

    Responder
  9. Dayvid

    Será que você não está lendo erroneamente o computador de bordo? lá está litros/100km ( 6,1 litros a cada 100 km) o que seria perto de 16 km/l o que bate com o valor de estrada.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Dayvid, Está certo o meu calculo, e já foi visto pelo chefe da Oficina da Kia e pelo consultor.
      Realmente a média dele é de 6,5 km/l, ou seja, 100/15,2 = 6,58.
      Tmb faço o controle pelo valor da bomba no posto x a km percorrida, que dá praticamente a mesma coisa.

      Responder
  10. Alexandre Baima

    Amanhã estarei indo na KIA (Intervia) levar meu veículo, para que resolvam os problemas que já foram apresentados anteriormente e não houve solução.
    Vamos ver se dessa vez vão resolver ou só enrolar.

    Alexandre Baima

    Responder
  11. ftrevenzolli

    Olá amigos cerateiros! Meu cerato ainda é relativamente novo e rodei pouco com ele durante a noite. Ontem viajando em uma estrada onde passo raramente, notei que os farois baixos são muito curtos em iluminação, porém os farois altos iluminam até em excesso, porém só dá prá usar alto apenas quando não temos outro condutor em sentido contrário. Vou verificar as lâmpadas originais do farol baixo e possivelmente vou trocá-las pois acho que são muito fracas. Fica o recado e me digam se também acontece o mesmo com seus ceratos.

    Responder
  12. Alexandre Baima

    Caros Cerateiros,

    Peguei o meu carro na ultima terça feira, e deixei para postar informações no dia de hj para ter certeza do que havia sido consertado e o que não havia.

    Vamos iniciar com a seguinte informação, meu carro ficou na concessionária desde quinta(21/07), pela manhã, data que a concessionária havia agendado por ser a melhor data para trabalharem o meu carro, ou seja, quase 15 dias depois da minha reclamação. Para a minha surpresa, ao chegar na concessionária, o Chefe da Oficina, foi logo dizendo que só iria pegar no meu carro no dia seguinte, mas, o dia 21 não era o melhor dia quando agendei???
    Ficaram com o carro até o dia 26/07(terça).
    Ao receber o veiculo, procurei verificar de pronto, 2 problemas faceis de verificar:
    1) o rangido dos bancos, que foi solucionado, pelo menos por enquanto.
    2) o barulho que era apresentado embaixo do carro, quando ligado e se engatava a marcha D (drive). O barulho continuava o mesmo, ou seja, não verificaram, e para a minha surpresa passou por mim, quando eu estava procurando o barulho, um funcionário da KIA, que não era da oficina, e disse: “é no escapamento esse barulho”. O consultor foi chamar o mecanico que havia trabalhado no meu carro e mostrou a ele o barulho, que segundo o mecanico não tinha escutado antes…..
    O carro voltou pro elevador e foi ai que detectaram que era uma peça da junção do escapamento prox. ao coletor e que teriam que trocar essa peça, porém ela levaria uns 15 dias pra chegar e 1h de trabalho.
    Ficaram de me ligar quando a peça chegasse.
    Quanto ao alinhamento da direção, o fato foi solucionado;
    Com relação aos demais barulhos nas portas/cintos, foi resolvido(por enquanto).

    Ai vamos para o ponto crítico, o CONSUMO. primeiramente eu havia deixado o tanque cheio, zerado o marcador de km e tirado a km no hodometro, que estava em 10.731 km, quando fui receber o carro estava em 10.752 km, ou seja so usaram pra tudo 21 km (isso porque ele saiu para fazer alinhamento), como puderam avaliar a questão do consumo, na prática, rodando apenas esses “21 km”???
    Disseram que verificaram as coisas, passaram computador, em fim tudo que já haviam dito ter feito antes, e nada de melhorar o consumo.

    Rodei mais de 50 km, após a retirada do veiculo e está marcando 15,2/100, ou seja, uma média de 6,58 km/l, na cidade.

    Diante do relato, podemos verificar que esse caso do consumo não tem solução pela KIA, utilizando os recursos da oficina, só resta uma briga por outros meios.

    Responder
  13. Joao Andrade

    Desculpe entrar no blog do novo Cerato. Mas meu relato pode ajudar a vocês a pensar sobre a KIA do Brasil. Adquiri em 07-03-2008, dois veículos Kia:Cerato,último modelo ao novo e um Picanto.
    Minha crítica começa com o pós venda da kia. Em nenhum momento e até hoje,não recebi qualquer telefonema ou correspondência, por correio ou correio eletrônico sobre a minha satisfação ou críticas e dúvidas sobre os veículos.
    Meu Cerato, com 10000 km, ruídos na suspensão dianteira esquerda. Fui mais de 10 vezes a revenda Kia Power de Blumenau SC,onde resido, e acreditem até hoje, com 99000 km o barulho persiste. Fizeram de tudo, apelei até para “Jorna do Carro” do Jornal da Tarde de S.Paulo,por causa desse ruído na suspensão,e me responderam que “o ruído é o ouvido de cada um”.Acreditem. Tá lá no jornal a resposta da Kia do Brasil.Após idas e vindas,trocas de caixas de direção, amortecedores, o ruído desaparece por 2 meses no máximo,voltando. Mas o pior é que em nenhum momento a revenda local e a Kia me contactou para saber da solução, eu que corro atrás.
    Com 65000 Km troquei todo o jogo de embreagens(disseram ser desgaste natural).Ok. Após rodar 21000km a embreagem “amoleceu” do nada em movimento. Isso pago R$1300,00 o jogo de embreagem. Levo novamente e fica mais 3 dias. Isso recentemente(30 dias). Ruído ao embrear:volta novamente. Saiu da oficina no dia 30 de agosto e ontem dia 09 de setembro não há engate para a segunda marcha.
    Tudo isso que narro é resumido, pois daria uma novela.
    Mas o que me chama a atenção é o descaso para a Kia para comigo; em nenhum momento, repito, recebi qualquer retorno da kia; não me entregaram a embreagem velha como qualquer oficina e uma autorizada procede; não dão e vocês não vão receber qualquer correspondência da kia Brasil sobre a satisfação(contactei a Kia e falaram que não é norma deles para com isso). Vou levar amanhã,12 de setembro e exigir uma solução senão agirei juridicamente apesar de saber do transtorno pois a Kia sendo matriz coreana, é um processo lento.
    Quanto ao picanto, com 61000km, baixava mais de 1 litro de óleo a cada mil km. Depois de idas e vindas resolveram trocar o motor. Ocorre que a kia por temer peças falsificadas, se faz necessário “abrir o motor” para ver no virabrequim(se não me engano)a sequência de montagem. Ficamos 64 dias sem o carro. Nos deram um reserva, semelhante:Uno modelo novo.
    Perguntem se a Kia deu retorno sobre a solução do Picanto? Nada. Aparentemente solucionado, mas onde está o pós venda, o pós conserto? Vejo que a kia do Brasil, está preocupada em vender, mas atenção a quem é o fator principal, consumidor, está se lixando.
    Fora o tratamento que recebi do sr. Alexandre Finardi, proprietário das revendas em S. Catarina, onde me ofendeu com expressões baixas, dizendo que deveria vender o carro, fazer o que quisesse”pois falei mal da kia e da revenda dele no jornal do carro”. Apenas fui conversar educamente com este sr. e ele se desastabilizou, numa falta de educação, a mais baixa possível, pois se fosse reagir a altura do que recebi deveria lhe dar um soco, mas aí é nivelar por baixo. Levei seu posicionamento ao Procon de Blumenau, onde foi chamado. Mandou o chefe de oficina e o advogado da empresa para solucionar. Isso ocorreu em junho de 2010.
    Minha experiência com a kia do Brasil, é a pior possível e faço um alerta a vocês e observem o que aqui coloquei. Analisem o pós venda, tratamento rece bido nas revendas,trocas de peças(até hoje não vi uma que me foi trocada),preço das revisões.
    Depois dessa, tô fora de carros importados coreanos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *