Depoimento de um propriet

Nosso colega Alexandre Baima, de Recife (PE), relata agora quais problemas foram resolvidos e quais não foram na última visita de seu Cerato à concessionária:

“Caros Cerateiros,

Peguei o meu carro na ultima terça feira (26/07) e deixei para postar informações no dia de hoje (28/07) para ter certeza do que havia sido consertado e o que não havia.

Vamos iniciar com a seguinte informação: meu carro ficou na concessionária desde quinta (21/07) pela manhã, data que a concessionária havia agendado por ser a melhor para trabalharem o meu carro, ou seja, quase 15 dias depois da minha reclamação.

Para a minha surpresa, ao chegar na concessionária o chefe da oficina foi logo dizendo que só iria pegar no meu carro no dia seguinte, mas o dia 21 não era o melhor dia quando agendei??? Ficaram com o carro até o dia 26/07 (terça).

Ao receber o veiculo, procurei verificar de pronto 2 problemas fáceis de checar:

1) O rangido dos bancos, que foi solucionado, pelo menos por enquanto.

2) O barulho que era apresentado embaixo do carro, quando ligado e se engatava a marcha D (drive). O barulho continuava o mesmo, ou seja, não verificaram, e para a minha surpresa passou por mim, quando eu estava procurando o barulho, um funcionário da KIA, que não era da oficina, e disse: “é no escapamento esse barulho”. O consultor foi chamar o mecânico que havia trabalhado no meu carro e mostrou a ele o barulho, que segundo o mecânico não tinha escutado antes…..

O carro voltou pro elevador e foi ai que detectaram que era uma peça da junção do escapamento prox. ao coletor e que teriam que trocar essa peça, porém ela levaria uns 15 dias pra chegar e 1h de trabalho. Ficaram de me ligar quando a peça chegasse.
Quanto ao alinhamento da direção, o fato foi solucionado;

Com relação aos demais barulhos nas portas/cintos foram resolvidos (por enquanto).

Ai vamos para o ponto crítico: o CONSUMO. Primeiramente eu havia deixado o tanque cheio, zerado o marcador de km e tirado a km no hodrômetro, que estava em 10.731 km. Quando fui receber o carro estava em 10.752 km, ou seja só usaram pra tudo 21 km (isso porque ele saiu para fazer alinhamento), como puderam avaliar a questão do consumo, na prática, rodando apenas esses “21 km”???

Disseram que verificaram as coisas, passaram computador, enfim tudo que já haviam dito ter feito antes, e nada de melhorar o consumo.

Rodei mais de 50 km após a retirada do veiculo e está marcando 15,2 l /100 km, ou seja, uma média de 6,58 km/l, na cidade.

Diante do relato, podemos verificar que esse caso do consumo não tem solução pela KIA utilizando os recursos da oficina, só resta uma briga por outros meios.”

15 pensou em “Depoimento de um propriet

  1. Pedro Rocha

    Caro Alexandre
    Recife é uma cidade muito legal, o que é de se esperar tb do povo, mas acho que a equipe da Kia daí não te passou muita segurança, pois os problemas resolvidos estão dentro do “por enquanto”. Em relaçao ao consumo o cerato vem apresentando muitas variações entre os cerateiros. O que se sabe é que o cerato automático gasta mais um pouco do que o manual. Mas se vc andar de forma geriátrica vai conseguir um bom consumo. Forma geriátrica: na cidade tentar andar abaixo dos 2500giros. Espero que a Kia lhe trate bem, pois é isso que esperamos quando pagamos bem.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Caro Pedro,

      Realmente as coisas estão no “por enquanto”, pois tem um barulho que já voltou, ainda não descobri se foi na porta ou no banco do motorista.
      Além disso, apreceu um barulho novo, que ainda não identifiqei aonde fica, mas é proximo ao painel central ou porta luvas.
      Com relação a andar de forma geriátrica, as vezes somos até obrigados a isso. Além disso não sou de dar “couro” no carro e trabalhar em altas rotações desnecessáriamente.

      Diante do que estou vendo, o pessoal da Kia é muito limitado e não resolvem por ocmpleto as coisas.

      Responder
  2. Flavio

    O meu E.213 só passou a consumir menos após os 20mil. Hoje em circuito urbano, aqui em Salvador, ele esta fazendo 11km/l. Atente também que a forma de dirigir influencia no consumo e acelerações bruscas fazem o carro beber muito.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Flavio,

      Vc está certo, mas não tenho o costume de dirigir de forma bruta ou com altos giros no motor. E Aqui em Recife, na maioria do tempo nem´que eu quisesse daria…risos

      Responder
  3. arthur murilo

    Boa noite amigos cerateiros,estou com meu cerato a uma semana
    e tenho reparado que quando ando com ele qualquer desnivél que pego na rua o carro sai de trazeira, da aquela tradicional rebolada,será que isto é normal ou alguma de errado com a suspensão, alguém poderia me informar se também ja constataram este tipo de problema com outro cerato?
    Um forte abraço a todos, e boa semana.

    Responder
          1. Cláudio Henrique

            O meu dá principalmente quando estou acelerando em uma curva e o piso é irregular, com “costelas”, a traseira saí mesmo! Para mim é característica da geometria da suspensão traseira, já me estou até acostumado. No Corolla por exemplo, que também utiliza barra de torção, não apresenta este comportamento. Já no Civic antigo quando se passava em um quebra-mola a traseira socava seco.

  4. Cid Guerreiro

    Caro Alexandre Baima, o atendimento insatisfatório nas autorizadas da Kia, não é exclusividade apenas dela, mas algo que já se tornou parte da cultura brasileira. O pós-venda no Brasil não existe, a não ser que envolva desembolso do cliente. Mesmo assim, o pagamento de um por fora não garante um bom atendimento.

    Responder
    1. Alexandre Baima

      Cid,

      O que vc fala é verdade, porém sou um ex-cliente Honda, e lá as coisas funcionam muito bem. Se tivesse que dar uma nota a Honda seria 10 e a Kia 4.

      Responder
  5. Cláudio Henrique

    Em relação ao atendimento, vou simplificar a questão em um único ponto. Há aproximadamente 15 anos atrás no Brasil existiam pouquíssimas montadoras com rede de concessionárias. Após a abertura de mercado, o crescimento do número de montadoras, consequentemente de concessionárias, foi enorme e em um prazo de tempo relativamente curto. Com isso não houve capacitação de profissionais do setor e sim a divisão dos poucos que haviam no mercado, resultando no baixo nível que encontramos. Fora que o mercado independente ou especializado, possui muitas das vezes uma remuneração melhor. Só levo meu carro em concessionária para não perder a garantia. Esse papo que eles possuem os melhores profissionais nunca existiu, com raríssimas exceções!!!

    Responder
  6. EDUARDO MOTTA

    Também sou daqui de Recife e estou insatisfeito com o consumo do meu Cerato, ele é manual, só tem 2.000 km e está fazendo em média 7,5 km/lt na cidade, muito pouco para um carro 1.6 a gasolina!

    Qual o email do site para enviar minha impressões sobre o carro e fotos que tenho aqui?????

    Abraços!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *