Depois de quase 8 mil quilômetros rodados e pouco mais de 4 meses de convivência, finalmente chegou o momento de avaliar o meu Fluence Dynamique CVT 11/11 e de compará-lo com o meu ex-Cerato E.201 09/10, atualmente com meu amigo Marcelo Braga. A ilustração acima é colaboração do meu amigo Fábio Trindade, editor do CARPLACE.
DIRIGIBILIDADE
O Cerato “abraça” mais o motorista – a posição de dirigir é mais esportiva e o painel é mais instigante – e o carro tem respostas mais rápidas. O carro é bem gostoso de dirigir, fato! Já o Fluence é mais neutro, mais suave, com respostas mais calculadas. Também gosto deste perfil mais tranquilo.
CONFORTO
Com suspensão mais macia e adaptada ao nosso “excelente” piso, o Fluence oferece um maior conforto de rolagem. Além disso o isolamento acústico é exemplar – a 120 km/h, por exemplo, praticamente não se ouve o ruído do motor. Os bancos são mais macios, mas o apoio lateral é melhor e um pouco mais largo no Cerato. No quesito espaço interno o Fluence, graças ao maior entre-eixos, oferece maior conforto e mobilidade de pernas para os passageiros de trás e mais espaço entre os passageiros da frente, embora praticamente imperceptível neste último caso. O ponto negativo do Renault é a altura do teto na parte de trás – passageiros com mais de 1,85m correm o risco de topar a cabeça ao entrar no carro se não tiverem cuidado.
QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
Equilíbrio entre os dois modelos. O Fluence traz mais plásticos emborrachados e de toque mais macio, mas a qualidade das peças e o rigor construtivo é similar em ambos. A qualidade do encaixe de peças de lataria, entretanto, é superior no Cerato, já que no Fluence é possível identificar alguns poucos encaixes sem a simetria perfeita.
EQUIPAMENTOS
Aqui não há questionamento: o Fluence deixa o Cerato bem para trás. Ar condicionado digital dual zone com saídas para parte traseira, direção elétrica, cartão “hands free”, sensores de luminosidade e de chuva e bluetooth são alguns dos inúmeros itens de série presentes desde a versão básica do Renault. O único diferencial do Cerato é a presença do estepe com roda de liga leve. Em resumo: não há nada que o Cerato ofereça que o Fluence deixe de complementar.
SONORIZAÇÃO
Aqui não há discussão: a qualidade de som original do Cerato é bem melhor que a do Fluence. Há mais nitidez e sensação de envolvimento no que é repassado aos passageiros pelas caixas acústicas. O Fluence responde numa melhor sintonia das rádios AM.
ERGONOMIA
O Cerato fica em vantagem, já que os comandos sempre ficam à mão e os controles de som no volante são bem mais práticos do que o comando satélite instalado na coluna de direção do Fluence. No Renault os botões do rádio, em especial, são pequenos e de difícil utilização no dia-a-dia.
MOTORIZAÇÃO
O motor de 126 cv do Cerato é possivelmente o melhor 1.6 aspirado disponível no mercado brasileiro e oferece um binômio imbatível de bom desempenho e ótimo consumo, notadamente na versão manual. Mas aqui o 2.0 de 143 cv do Fluence, original do Nissan Sentra, faz uma boa diferença. São mais de 20 kgfm de toque bem utilizados pelo excepcional câmbio CVT, com um desempenho muito bom aliado a um consumo moderado para um propulsor de 2 litros.
CONSUMO
Embora a comparação seja entre versões com motores e câmbios diferentes, o Cerato mantém uma boa vantagem neste quesito. Com o Kia eu costumava alcançar entre 10,5 e 11 km/l em condições de trânsito moderado e ar ligado a maior parte do tempo em circuito urbano. Já com o Fluence a média varia entre 9 a 9,5 km/l – o que não deixa de ser positivo considerando a potência e o peso do Renault. Em estrada eu cheguei a atingir quase 17 km/l com o Kia, contra pouco mais de 14 km/l do meu atual.
Resumindo minhas impressões: o Fluence efetivamente é mais carro que o Cerato, mas o coreano não fica devendo na maioria dos itens e faz uma ótima figura entre os sedãs médios de verdade. A impressão que fica é de que um melhor nível de equipamentos diante do atual preço mais alto por conta do IPI elevado o tornaria mais competitivo.
Faltou alguma coisa? Se tiverem curiosidade sobre algum outro ponto que eu tenha deixado sem análise é só falar que eu procurarei responder.
Caso algum ex-cerateiro queira compartilhar avaliações similares é só encaminhar para o e-mail thiagoparisio@gmail.com.
Abraços!
Cara, ta bom, va fazer um blog do fluence.
Caro Alex, continuarei apenas com o NOVO CERATO.
Abraços,
Thiago Parísio
Thiago,
Obrigado por compartilhar suas impressões com os participantes do blog. Verifica-se que o Cerato é um ótimo carro, mas foi prejudicado pelo aumento do IPI. Fica faltando apenas uma posição mais efetiva da KIA para reverter a situação e voltar ao topo dos mais vendidos na categoria.
Thiago, valeu pelas comparações. também tive essas impressões ao fazer um test drive no fluence, quando foi lançado. Acabei optando pelo cerato, pois gosto de sedãs que tenham o comprimento máximo de 4,5m e o fluence é um pouco maior e mais largo também, aí no trânsito urbano fica desconfortável na hora de estacionar (faltam vagas para carros maiores). Com relação a preços, já está acontecendo o esperado: Os “nacionais” estão subindo os preços, exemplo no site da honda, o new civic após o face lift, já tem preço sugerido de 75.900,00 na versão AT LXL e 85k na EXS. Dessa forma o cerato, mesmo com IPI maior ainda custa 71k na E.283 top. Fluence completo também beira 75k mas já é mais completo que civic e corolla. Sem falar em elantra, jetta, cruze, etc. Realmente o mercado está acirrado no segmento, o que precisa acontecer é a gente deixar de comprar, aí força a redução de preços. Ah como eu queria ver os pátios cheios com as venda em baixa. Sugestão minha: abra um post sobre o artigo da remessa de lucros enviado em 2011 pelas montadoras “nacionais” para fora do país, algo em torno de U$ 5,5 bilhões, isso mesmo. Depois falam que são encargos que encarecem carros brasileiros?? Vamos divulgar isso e fazer valer mais o nosso dinheiro.
Na contagem dos pontos deu “empate”, mas eu concordo que o Fluence é muito mais carro, apesar da dirigibilidade, lataria, som e consumo.
Fluence é um carro muito equilibrado, e muito bem equipado, não fica devendo aos demais da categoria, por isso venceu vários comparativos.
Como ele se comporta em curvas rápidas?
Direção elétrica é lenta nas respostas?
Qual é mais gostoso para viajar?
Qual tem a melhor visibilidade?
Qual você acha mais bonito?
Você trocou as caixas de som?
O seu já veio com piloto automático?
Já apresentou algum defeito?
Quais os principais aspectos negativos do Fluence na sua opinião?
Exagerei no questionário? rs, obrigado pelas informações. Abraço
Yen, vamos às respostas:
Como ele se comporta em curvas rápidas?
– Apesar do peso e das dimensões, o Fluence se comporta de maneira segura e estável.
Direção elétrica é lenta nas respostas?
– O Cerato tem uma direção mais direta, mas a do Fluence fica bem perto, mas ganha na praticidade e no conforto.
Qual é mais gostoso para viajar?
– A maior potência, o câmbio CVT e uma suspensão mais afinada tornam a experiência de viajar no Fluence mais prazerosa.
Qual tem a melhor visibilidade?
– Cerato, graças aos retrovisores maiores.
Qual você acha mais bonito?
– O Cerato é mais bonito e tem linhas mais esportivas. Já o Fluence responde num porte de carro superior e numa imagem muito mais agradável ao vivo do que por fotos.
Você trocou as caixas de som?
– Ainda não pensei nesta possibilidade.
O seu já veio com piloto automático?
– Infelizmente não, já que o equipamento é item de série apenas no modelo 12.
Já apresentou algum defeito?
– O vidro do motorista está apresentando um pequeno barulho ao subir, mas deixei para verificar na revisão de 10.000 km.
Quais os principais aspectos negativos do Fluence na sua opinião?
– Diria que ergonomia, ausência de controles de som no volante – nele há o comando satélite, não muito prático – e visibilidade traseira.
Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar!
Um grande abraço!
Bem interessante a análise comparativa. Parabéns.
Eu iria comprar um cerato, so que com o aumento do IPI já era.. estou pensando no fluence como PJ que ai sim o preço sai muito bom.. so que demora demais..
kia, pelo amor de deus.. faça algo com esse IPI.. dê desconto, taxas de juros 0.. mas torne novamente os carros competitivos.. senão feche as portas e saia do brasil.. pronto..
Antes de comprar o Cerato fui olhar outras opções do mercado, Civic, Corolla e os recém lançados Peugeot 408 e Fluence, de imediato descartei os franceses, na opinião são carros que desvalorizam bastante (pelo menos aqui no Recife) e tem uma manutenção muito cara (revisão) além de que eu não gosto do desing careta do Fluence (falta a pimenta esportiva que o Cerato tem!) então fiquei entre o Civic e o Cerato, e comprei este último por ser um modelo mais novo (o Civic estava pra mudar) muito bem posicionado no mercado (era o sedam mais vendido) além de mais barato, hoje estou super satisfeito com o Cerato e se fosse trocar minha escolha seria um Cruze (ótimo carro com um bom custo x beneficio) ou um Jetta 2.0 (motor fraco, mas um VW é sinônimo de qualidade e dirigibilidade), outros dois carros que merecem uma olhada são o Civic (ainda uma excelente opção) e o Lancer (novidade com desing bem apimentado, mais ainda uma icognita no mercado).
Boa tarde!!!! Tenho um Cerato 2011/2012, E.273 automatico, com 10milkm…sem problemas até o momento. Adorei o carro.
Um dos poucos pontos negativos, me parece, é o motor com 126cv. Em pista dupla não se percebe tanto, mas qdo fiz a primeira viagem em pista simples me decepcionei….mesmo usando o modulo mecanico do cambio, o motor não responde numa ultrapassagem…é muito lerdo.
Eu tinha um 307 sedam, tb automatico, com 143cv que andava muito…maior segurança nas ultrapassagens, infelizmente era 4 marchas q travam uns trancos….
Estou propenso a trocar meu Cerato por um Fluence Dynamioque…vc acha legal???
Obrigado
Santilli
Oi Santilli, Eu também no início achei o motor fraco, mas com o tempo entendi. O fato de ter 6 marchas, na hora de ultrapassar não adianta quase nada reduzir para quinta. Tem que usar a quarta marcha para levar o giro do motor para 4000 rpm pois é partir de 4200 que o motor entregar o torque máximo de 15,9 kgf/cm². Faça o teste e veja como o motor fica mais forte nessas condições. O meu é um E-283 2011 e tem o modo sequencial c/ trocas no volante, o que facilita atingir rapidamente o giro necessário para ter a potência máxima e agilidade nas ultrapassagens.
Quanto Fluence, a escolha é boa, o carro tem atributos de conforto e um motor de 140cv. Hoje temos vários sedãs médios e fica até dificil escolher. A parte saudável é que com tantas opções, podemos negociar muito a ponto de reduzir esses preços absurdos que são cobrados.
Fábio, qdo se usa o modo sequencial melhora sim, mas o motor “urra” uma barbaridade….Q vc acha do Peugeot 408, apesar do cambio automático de 4 marchas. Eu tinha um 307 Griffe, q tem o mesmo motor e cambio, e anda muito bem sim, mesmo com as 4 marchas.
Obrigado pela sincera opinião…
Um Abraço
Santilli
Pessoal, estou falando aqui como um ex Cerateiro (E263 Autom), o qual comprei 0km e vendi com 14 mil km. Excelente carro e antes de comprá-lo pesquisei muito, mas acabei trocando por um Fluence, e acompanhei as impressões do nosso amigo Thiago e também de algumas pessoas que tem o Fluence e então resolvi trocar. Concordo na análise ,e no final o Fluence é um carro mais completo, mas não desmerecendo o Cerato, apenas que ele perdeu um pouco de terreno neste momento para outros sedans que se atualizaram ou foram lançados, e sabemos que o novo Cerato já está em testes lá fora, o que deixa o mercado esperando por alguma novidade, mesmo que demore para chegar.
Oi Santilli, Quanto ao Peugeot 408, não o vi em detalhes, apenas em reportagens. Realmente, quatro marchas é um atraso em tecnologia e ainda tem as caracteristicas externas que acho ultrapassadas, como as lanternas traseiras muito pequenas e a frente igual em todos modelos, como a Chevrolet está fazendo: tudo igual, agile, montana, cobalt, cruze, S10 e outros. Mesmo assim, vale a pena fazer um test drive para tirar a dúvida.
Sobre o cerato urrar ao passar de 4000rpm é verdade, mas esses momentos são curtos e dá prá sentir a esportividade ao dirigir nessas condições.
Nao entendi.. se sua comparação é “equilibrada o que noa me pareceu, achei uma quedinha maior a favor do cerato, porque diz que o fluence é MUITO MAIS CARRO? Disconexo!
Boa tarde.. estou com uma duvida na compra de carros..tenho duas excelentes proposta feitas para compra de um Cerato E.283 e o i30 GLS 2.0 Aut Top (sem teto) sei que são dois carros diferentes sendo um hatch e um sedan porem me agradaram bastante. A diferença entre eles são de dois mil reais, pois tenho acompanhado algumas noticias que prevem mudança do modelo desses carros. Gostaria da opinião sobre esses dois carros quais aspectos positivos e negativos? e na sua opinião qual você compraria?
obrigado aguardo as opiniões
Eu aguardaria pelo novo i30, com a frente e a mecânica do Elantra, salvo engano.
Não é a mesma mecânica, o novo I30 será 1.6 , como o cerato.
TENHO UM FLUENCE 2011/12 MEU CARRO É MUINTO BOM, ECONOMICO CONFORTAVEL E MUINTO GOSTOSO DE DIRIGIR, ESTOU MUINTO SATISFEITO
Bm comparativo, mas é bom deixar claro aos usuários que a opinião é bem pessoal, visto que tenho os dois, o Cerato é meu e o Fluence da minha esposa, e nem eu nem ela trocamos o Cerato pelo Fluence, pelos motivos abaixo listados.
1. Painel:
Painel do fluence é vergonhoso, não tem nada, o do Cerato é mais bonito, mais completo e deixa as ferramentas na mão do motorista.
2. Gastos:
Fuence gasta muuuito mais na cidade, nós que andamos acelerando e freando por exemplo fazemos com ele a média de 7km/l e com o cerato fazemos de 12 a 13.
3. Beleza:
O Cerato é indiscutívelmente mais bonito por fora e por dentro.
O fluence é mais robusto, mais silencioso e tem mais motor, mas que na relação cambio não se sai muito melhor que o Cerato com seu motor 1.6 aspirado com cambio de 6 marchas.
O Cerato é melhor para a cidade, o Fluence é melhor para viajar, isso é o que nós dois pensamos, mas como usamos o carro 80% do tempo na cidade, o cerato torna-se muito melhor.
Fiz um test-drive em um Fluence top de linha e senti que o cambio CVT é muito lento nas respostas. Apesar do Fluence ter um motor maior, fica a sensação que o Cetato é mais potente.
Quando perguntei ao vendedor qual era o consumo, ele me deu a entender que o consumidor deste carro não teria esta preocupação. Para mim, foi um sinal que o consumo não era baixo.
Além disto, o espaço no banco trazeiro é bem menor para as pernas e cabeça do que o do Cerato.
Como bem citaram nossos outros colegas, o Fluence tem boas qualidades, porém não acredito que compensem a diferença de preço.
Amigos. no final acabei comprando mesmo o Peugeot 408 Griffe….estou gostando muito. Achei mais bonito que o Fluence, melhor acabamento e mais espaçoso. Tem muitos equipamentos de série que dão um conforto bem maior.
O meu tem o cambio aumoático de 4 marchas (bem q poderia ser no mínio de 5), mas é melhor do que o do Peugeot 307 Griffe 2008 que tive, sem trancos e troca suaves de marcha. Gastar mais que o Cerato sim, faz 5,5 a 6 km/l na cidade com alcool e 7,5 a 8,5 com gasolina. Na estrada não sei pq ainda não viajei. Gostei bastante do Cerato, mas como disse anteriormente, não me adaptei ao motor 1.6…
Um abraço
Santilli
Boa noite tiago gostei muito da sua avaliaçao sobre os carros percebi que voçe realmente entende do assunto por isso peço sua ajuda estou querendo trocar de carro porem tenho duvidas
gm cruze, honda civic, renault fluence os tres tem pos e contras
o cruze tem mercado para uma possivel revenda porem tem consumo elevado.
o civic tem mercado e economico porem e mais caro.
o fleunce tem consumo na media boa relaçao custo beneficio porem alta desvalorizaçao,
gostaria de saber o melhor entre os tres
Edvaldo
Não sou o Thiago, mas como agora tenho um FLUENCE, me atravesso na resposta, mas é a minha opinião
Quanto ao CRUZE ter um mercado para REVENDA,,,,, no meu entender ele ainda não tem esse mercado, e pelo pouco que ja vimos, existe um desgosto, principalmente a economia, pois não é o que a GM fala, e eles farão muita força para não ser um novo VECTRA.
O CIVIC,,, economico até então,, na empresa temos 3 civic, e vejo os abastecimentos e não é o que um dia foi os civic’s 2007…
O fluence,,, vc mesmo falou, mas ALTA desvalorização???
Quem lhe forneceu esta informação??
que parametros foram utilizados???
…….. EXISTE MUITOS FLUENCES A VENDA?????
enfim,,,, não por ter um, mas entre os 3, para não citar mais alguns, mas que são inferiores,, optei pelo fluence,,,, e quanto a resposta do cambio CVTser alguns milesimos menor do que o cambio do cerato,, sem duvida,, mas a faixa de torque é imediata,,, e não é como o do cerato que a troca é mais rapida porém é preciso aguardar ele chegar na ótima faixa de torque por ele oferecida, então de que adianta ser mais rápido se depois é mais lento… ((( obs isto esta em um outro post, um outro companheiro que comentou a esse respeito,,,,)))
EDVALDO……
No meu conceito,,,,,, de hoje,,, eu com 53 anos,,,, uma bagagem legal,,, hoje quero conforto,, mas com respostas a altura do que eu posso necessitar,,, e certamente um automovel com mercado,,,, e certamente o FLUENCE não é tão desvalorizado como alguns podem pensar.
Bem este forum é do CERATO,,,,,, meu antigo carro, e que adorei ate a hora que resolvi vender por problemas, com a KIA,,, Concessionaria,, e por problemas de suspenção que o carro apresentou..
Sds
piloto rs
Nobre companheiro, obrigado pela sua opiniao
as vezes tenho duvidas em opitar por carros sem ser das 4 montadoras maiores gm,vw,fiat e ford
preciso superar isto
att,
Edvaldo
Edvaldo
No meu enteder, as 4 grandes montadoras do BRASIL que como vc menciona VW,,,,, aqui no brasil que automovel que ela tem para esse segmento, que seja produzido aqui??? que eu lembre nenhum…. FIAT??? Os melhorzinhos LINEA ?? BRAVO ?? pela imprensa especializada, possivelmente ja nasceram mortos, e o mercado deles sim é de desvalorização ASTRONOMICA…. GM ??? ai sim,,,, podemos dizer que tem algo, sim, o CRUZE,,,, mas como será???? ninguém sabe, uns apostam que não outros que sim….
A FORD ???? como o FOCUS ??? nananinanão… o FUSION vem do MEXICO,,,,, ou seja, qual a montadora com maior variedade de ofertas????
No meu entender, acho que eu deveria trocar, sendo as 4 montadoras, GM, VW , a RENAULT e a Fiat ou a Ford.
Sds
piloto rs
Prezado Santilli,
Gostaria de ver seu comentário sobre os preços desses dois bons carros comentados por você: o Fluence e o Cerato; tanto a versão top, quanto a versão com câmbio mecânico.
Poderia comentar algo mais sobre a possível desvalorização do Fluence? Conforme seu comentário não seria ela significativa, como eu entendi.
Obrigado,
Henrique Luiz-Goiânia
Caros amigos,
para mim não cabe comparativo entre FLUENCE e Cerato:
É como comparar Azera com Corolla!
Se gostam de prazer ao dirigir (silêncio, suavidade/maciez, espaço, força e agilidade), então, sem a mínima comparação, FLUENCE na cabeça!
Se o negócio é economia, suspensão mais dura, mais ruído, mais aperto, menos motor, preço salgado, aí tem-se um leque de opções: Cerato, Siena, New Fiesta, Cruze, Corolla, além de outros sedãs médios!
Na faixa de preço do FLUENCE, não há melhor em conforto, silêncio, arrancada, retomada, espaço e tecnologia! Quando falo em silêncio, não falo em silêncio de Civic, falo em silêncio de Azera! Quando falo em arrancada e retomada, não falo em ficar cabeça a cabeça com um Corolla, falo em abrir alguns carros à frente!
Amigos, se forem comprar carro, não deixem de fazer um test drive no Renault FLUENCE!
Eu tinha um Vectra Elite, achava um baita carro! Ficava na dúvida entre ele e Civic ou Corolla! Até que conheci o FLUENCE e fiquei abismado: é 10X mais carro que o Vectra Elite!
Abraços,
FF.
Muito bom que exista tamanha troca de informações sobre os carros oferecidos no mercado nacional, pelo menos para se saber o que há por trás dos “pacotes” exuberantes oferecidos pelas montadoras. Entretanto, sou de opinião que paixões, com relação a determinadas marcas, não devam interferir quando se analisa defeitos e qualidades técnicas relativas a determinados veículos.
Finalmente, conveso que continuo com dificuldades de escolher o carro que quero comprar.
Boa noite colegas,
Hoje tenho um C3 Exclusive e tenho algumas duvidas sobre qual modelo trocar e gostaria da ajuda de voces.
1- Cerato 283 (aut.), 2- Ecosport intermediário (man.), 3- Lancer entrada (man.), 4- Corolla entrada
Estou comprando um Cerato SX3 AT branco 12/13 teste derive com 184 km rodados, emplacado por R$ 59.000,00. Sei que o modelo novo está saindo, mas açredito que pelo preço que irá chegar não vai desvalorizar em nada o modelo atual. Estou fazendo um bom negócio???
Comprar um Cerato é sempre um bom negócio.