VENDAS: Resultados de 2011

O Cerato encerrou 2011 em 3º lugar entre os sedãs médios. Com 20.688 unidades emplacadas, seu melhor resultado no país, o Kia só ficou atrás dos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic – a vantagem do 2º colocado sobre o sul-coreano foi de pouco menos de 2,3 mil unidades. Com o aumento da alíquota de IPI para veículos importados, entretanto, infelizmente o Cerato conseguirá repetir um resultado tão bom ao longo de 2012. As dificuldades para o modelo deverão ser grandes…

Voltando à análise comercial, o Cerato foi o 2º mais vendido nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, e 3º no Sul e no Sudeste. Na distribuição por estados o modelo assegurou a 2ª posição em 16 estados e no Distrito Federal e foi 3º em outros 4. A pior posição foi conquistada no Amapá (9º), mas Roraima foi o estado em que menos Ceratos foram vendidos ao longo do ano: apenas 3 unidades.

São Paulo foi responsável pela aquisição de 3.554 unidades e garantiu a pole-position entre os estados, seguido pelo Rio de Janeiro (3.353) e por Minas Gerais (1.687).

Vejamos agora o desempenho por estados, por regiões e o total consolidado, incluindo o desempenho dos principais concorrentes: