Cerato, passado e presente

Reproduzo um e-mail do nosso colega Leandro Lien sobre o atual posicionamento do Cerato diante da nova concorrência:

“Estou mandando este e-mail para você pedindo que por favor faça um post que esclareça quais eram os concorrentes do Cerato em época de lançamento

Eu entendo que hoje o Cerato não tenha o suficiente para enfrentar o Fluence, Elantra, Jetta, 408 e companhia, mas é preciso lembrar que na época de lançamento do carro em 2009 nenhum desses carros existia como seu concorrente. Na época o que havia era Mégane, Bora, 307 sedã, Linea, Vectra ( não Cruze), o Corolla ainda não havia sofrido modificações no motor 1.8 ainda, então ao meu ver o Cerato tinha mais do que condições para enfrentar a safra de sedãs médios da época

Agora, os outros se atualizaram e ele ficou para trás, mas o que eu vejo é que comentários até de próprios Cerateiros só ficam comparando o Cerato com Polo, vi até um grande seguidor do blog dizendo que Cerato concorre com Honda Fit, que na verdade é de um segmento completamente diferente, e quanto ao tamanho do Cerato na época em que foi lançado era mais do que compatível com seus “inimigos”, vide Corolla que tem apenas 1 cm a mais, e Honda Civic, que possuia 4,49, enquanto Cerato tem 4,53.

Acho que essas coisas precisam se esclarecidas, na época não havia sedã médio algum do tamanho do Fluence. Há quem diga que o antigo Jetta já era sedã médio mas convenhamos que com motor 2.5 de 5 cilindros e com o preço que tinha, ele ficava mais no patamar do Fusion.

Estou mandando uma Foto (acima) com uma montagem muito mal feita por mim só pra você não esquecer quais eram os verdadeiros concorrentes do Cerato na época de seu lançamento, e que as pessoas tem esquecido hoje em dia.

Só porque os seus concorrentes se atualizaram não significa que ele tenha descido de nicho. Ao meu ver apenas significa que ele não é um carro “melhor” no momento, porque o Cerato tem atualização descompassada com os outros. Ele muda no período de meia vida dos demais e isso acaba fazendo com que ele fiquei mais ou menos meia vida competitivo ou até melhor, e meia vida atrasado.”

Qual é a opinião de vocês? Quais são as credenciais do Cerato para se manter competitivo até a chegada da nova geração, possivelmente em 2013?

4 pensou em “Cerato, passado e presente

  1. Salazar

    Concordo com você nesta avaliação, no entanto, temos que ressaltar que o Cerato em Design não perde nada para os atuais sedans.
    Ainda é um carro interessante pela motorização moderna VVT sem correia dentada e todo de alumínio, gerando uma potência muito boa, com uma economia de combustível invejável para qualquer um em sua categoria.
    Mas já falta alguma coisa tipo cambio CVT, central multimidea no painel e outros detalhes de acabamento e acessórios, já disponíveis nos novos lançamentos.
    Se o preço cair a valores anteriores à maracutaia do IPI, ainda será uma opção de mercado interessante.
    Com relação ao tamanho para classificarmos na categoria, hoje esta difícil, vide Cobalt, Nissan e até mesmo Logan.
    Estou muito satisfeito com o meu, e recomendo!

    Responder
  2. fabio

    Na prática, colega, a imprensa “especializada” rotulou o cerato como sedan compacto, comparando com línea, polo, honda city, etc. O que vale é a tabela de classificação da FENABRAVE, onde ele se situa entre os sedãs médios. Na questão de atualização, há um pequeno descompasso porque em 2011 muitos sedãs entraram na briga (nacionais e importados) aí o governo veio com a onda dos 30% e os orientais perderam o quesito custo benefício, mas na tecnologia não fica tão longe assim. Vou dar meu exemplo: saí de um Civic 2008 aut LXS de 73k na época para um Cerato E.283 2011 bem melhor equipado por 66k. A única coisa que me deixou insatisfeito foi não ter o cinto tres pontos para o passageiro traseiro do meio. De resto o carro é tão bom quanto um honda ou toyota. Isso justifica ele estar entre os sedãs médios pela Fenabrave. O resto é falácia da mídia.

    Responder
  3. Felipe

    Tenho um Cerato 2011 modelo 272 e estou muito satisfeito.

    Mas, na minha opnião, faltam alguns detalhes mais refinados como:

    Banco de couro;
    Painel emborrachado;
    Motor mais forte;
    Central multimidia;
    Ar dual zone;
    Controle de estabilidade;
    e algumas coisinhas a mais que não estou lembrando agora.

    Se não me engano, em outros paises o Cerato é mais refinado.

    Aqui no Brasil, como já vimos, o Cerato consegue bater de frente com todos os concorrentes, a Kia não precisa de ter medo de equipar um pouco mais o Cerato e colocar na mesma faixa de preço dos concorrentes.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *