Cerato, passado e presente

Reproduzo um e-mail do nosso colega Leandro Lien sobre o atual posicionamento do Cerato diante da nova concorrência:

“Estou mandando este e-mail para você pedindo que por favor faça um post que esclareça quais eram os concorrentes do Cerato em época de lançamento

Eu entendo que hoje o Cerato não tenha o suficiente para enfrentar o Fluence, Elantra, Jetta, 408 e companhia, mas é preciso lembrar que na época de lançamento do carro em 2009 nenhum desses carros existia como seu concorrente. Na época o que havia era Mégane, Bora, 307 sedã, Linea, Vectra ( não Cruze), o Corolla ainda não havia sofrido modificações no motor 1.8 ainda, então ao meu ver o Cerato tinha mais do que condições para enfrentar a safra de sedãs médios da época

Agora, os outros se atualizaram e ele ficou para trás, mas o que eu vejo é que comentários até de próprios Cerateiros só ficam comparando o Cerato com Polo, vi até um grande seguidor do blog dizendo que Cerato concorre com Honda Fit, que na verdade é de um segmento completamente diferente, e quanto ao tamanho do Cerato na época em que foi lançado era mais do que compatível com seus “inimigos”, vide Corolla que tem apenas 1 cm a mais, e Honda Civic, que possuia 4,49, enquanto Cerato tem 4,53.

Acho que essas coisas precisam se esclarecidas, na época não havia sedã médio algum do tamanho do Fluence. Há quem diga que o antigo Jetta já era sedã médio mas convenhamos que com motor 2.5 de 5 cilindros e com o preço que tinha, ele ficava mais no patamar do Fusion.

Estou mandando uma Foto (acima) com uma montagem muito mal feita por mim só pra você não esquecer quais eram os verdadeiros concorrentes do Cerato na época de seu lançamento, e que as pessoas tem esquecido hoje em dia.

Só porque os seus concorrentes se atualizaram não significa que ele tenha descido de nicho. Ao meu ver apenas significa que ele não é um carro “melhor” no momento, porque o Cerato tem atualização descompassada com os outros. Ele muda no período de meia vida dos demais e isso acaba fazendo com que ele fiquei mais ou menos meia vida competitivo ou até melhor, e meia vida atrasado.”

Qual é a opinião de vocês? Quais são as credenciais do Cerato para se manter competitivo até a chegada da nova geração, possivelmente em 2013?