Desculpem tirar um pouco o foco do NOVO CERATO no post de hoje, mas acabei de passar por uma situação no trânsito que me deixou indignado e me estimulou a escrever um pouco:
Que cidade, estado e país é esse em que vivemos?
Há pouco estávamos minha esposa e eu parados em um semáforo aqui em Candeias. Tão logo a luz verde acendeu, um Fiat Punto grafite, no sentido contrário, ultrapassou de maneira absolutamente imprudente os dois carros que estavam à sua frente começando a se movimentar e quase batem no meu carro.
Como reação natural fiz um movimento com as mãos como se dissesse: “cara, por que isso?”. Pois bem, o passageiro do carro apontou uma arma para mim e disse: “isso é pra você”!
Estou impressionado até agora com a absurda falta de princípios, de educação e de humanidade de algumas pessoas. Estamos vivendo numa sociedade sem leis, sem fiscalização, cada vez mais egoísta. Aonde vamos parar?
Num país em que a falta de educação é costume e não desvio, em que a política é a arte de tirar proveito, em que os cidadãos se acostumam desde cedo com o detestável “jeitinho brasileiro”, onde os pais estimulam os filhos a levar vantagem em tudo, não seria de se estranhar que coisas como essas acontecessem. Mas eu ainda estranho, e estranharei sempre!
Não consigo vislumbrar futuro promissor num país que não valoriza a educação e nem preza pelo cumprimento de leis. É desanimador olhar para os lados e não vislumbrar como sair deste “buraco”.
Cabe a minha esposa e a mim educarmos nossos filhos, quando os tivermos, no caminho correto. Faremos nossa parte para que as gerações futuras tenham o que nós certamente não teremos num curto prazo: uma sociedade minimamente digna!
Deviam ser bandidos em fuga
Pode ser, mas porque teriam esperado o sinal abrir antes de dispararem? Sei lá, pode ser bebida, pode ser má educação mesmo, pode ser um monte de coisa. A questão é que estamos desprotegidos mesmo!
Por isso que comprar assim que tiver condições um carro blindado e 4×4. O trânsito é uma zona e não há mais respeito nesse país! Infelizmente somos pessoas isoladas numa multidão. Nem todo mundo teve lições desde cedo de como é a vida em sociedade.
Thiago se cuida cara…até ter o carro blindado se finja de morto ou de bobo como se nada tivesse acontecendo.
Abraço
Vou fazer isso, Julio. Prezo muito pela vida.
Cara, aqui em Recife o trânsito tá um absurdo mesmo, e “seta” é opcional nos carros que rodam aqui. Aí, pra piorar, ainda somos ameaçados por motoristas desordeiros?
É nessas horas que dá vontade de largar mão desse comodismo e sair do país pra algum outro que seja civilizado, porque o nosso tá LONGE disso…
Ah meu amigo. Nesse caso aí, só realmente mudando de país logo.
Infelizmente a única saída, do jeito que está e que ficará, será o AEROPORTO.
É verdade, Marcio.
É um fato inadimissível e que me intristece muito, mas fico feliz por você e sua família ter saído bem desta,
Temos que dirigir bem, praticar a direção defensiva e a boa educação no trânsito, além de conceder gentilezas no trânsito não faz mal a ninguém, e incentivar as pessoas do nosso convívio a fazer o mesmo. E se tudo isso não foi o suficiente, exercite a virtude da paciência! O trânsito passa, e a vida fica!
Obrigado, Yen!
Seria para comentar algo mas honestamente, SEM COMENTARIOS…..
Thiago só quem já passou por isso sabe como é tamanha indignação….
Força aí !!!!
Thiago, essa foi muito pior que chegar no estacionamento e encontrar a porta amassada. O jeito é ficar invisível no trânsito, reclamar com pessoas mal educadas, nem pensar.
Thiago, fico feliz por nada ter acontecido à vocês. E como você, já passei também por momentos aqui no Rio de Janeiro que me deixaram perplexo. Creio que já não somos mais a maioria de pessoas que se portam como seres civilizados nesse país. Lamento pelos nossos filhos e netos!! Se cuide, não caia nas armadilhas do trânsito!!!
Thiago, minha esposa as vezes é meio “esquentadinha” no transito e eu sempre digo a ela: Por mais que numa determinada situação o outro esteja errado, nao grite, nao gesticule, e só use a buzina em casos realmente necessários (como para alertar, por exemplo). Hj em dia qualquer buzinadinha ou gesto (não obsceno) que a gente faça é motivo pro cara sacar uma arma e querer te dar um tiro.
As vezes esse mundo me entristece profundamente… Por qualquer bobagem um semelhante quer matar o outro, hj em dia numa discussão de transito, não basta apenas o cara xingar sua mãe ou sua irmã, ele também quer te ver sangrar…