Depois de analisarmos as vendas do Cerato em outubro e seu pior desempenho comercial em quase 2 anos, trago agora o comparativo de vendas de todos os modelos da Kia nos meses de setembro (anúncio do aumento do IPI) e de outubro (escassez de estoque em virtude da corrida às concessionárias no mês anterior):
Ou seja: a Kia registrou uma queda de quase 52% de um mês para o outro e nada indica que o mês de novembro – pelos resultados até agora – traga melhorias. Mesmo com o anúncio de que a nova alíquota de IPI só vigorará a partir do dia 16/12, o tempo de importação de novas unidades para reposição de estoques não deverá permitir que as próximas unidades a chegarem sejam comercializadas com os preços antigos. Infelizmente a medida do governo foi um “balde de água fria” para as importadoras e a Kia certamente foi a maior prejudicada.
Não seria este o momento da Kia colocar em prática a ideia de uma fábrica por aqui? Aguardemos o desenrolar desta estória.
Não sei nos outros estados, mas aqui no ES, o Cerato desapareceu das lojas, tem fila de espera de 20/30 dias (quer dizer, demanda tem).
Não sei se existe cota para vir para o ES, ou algum problema de
importação.
Até mesmo propaganda nos jornais e revistas daqui somente para o Soul e Sorento.
Um carro não cai de vendas tão acentuadamente desta forma, onde ele não figura nem mesmo como um dos 50 mais vendidos em outubro (Fenabrave). Questão do IPI não é, pois não aconteceu, com o Soul, por exemplo.
Alguma coisa esta acontecendo com o Cerato no Brasil, pois em todos as informações sobre o crescimento da Kia no mundo, o Cerato sempre figura como o modelo mais vendido da marca.
Alguém sabe?
Salazar,
A Kia simplesmente não faz mais propagandas aqui no RS!! No jornal Zero-Hora (o maior do estado), as propagandas sumiram… E na só aparece um, que diz que “a Kia vai continuar ao lado do consumidor brasileiro!”
Moro no interior, e a concessionário Peugeot vende veículos da Kia! O Cerato sumiu dali também… Só aparecem Sportages.
Abraço.
O mercado no Brasil é muito promissor, portanto tenho certeza que a Kia dará a volta por cima e continuará trazendo e vendendo seus carros por aqui. É só cortar um pouco de gordura e acomodar os preços que os compradores voltam às lojas.
Sei não hein… To achando que a Kia foi pro saco…
li em algum lugar que a kia ta “estocando” os carros, chegaram varios navios com o preço normal, e eles querem so vender com a alta do IPI, em dezembro
Não sei até que ponto o que é falado pelos colegas é simplesmente achismo ou se tem algum fundamento.
O fato é que hoje pela manhã fui em duas concessionárias Kia no DF e me surpreendi com a notícia que não havia nenhum cerato à disposição nem mesmo em exposição.
Na primeira concessionária, Nasa, em Taguatinga, a vendedora me informou que não havia cerato disponível e deu algumas desculpas sobre o motivo. Motivos esses que não me convenceram. Daí ligou na concessionária Nasa em Anápolis/GO e também confirmou que não havia veículo disponível.
Daí fui na Kia Moderna, no SIA, e o vendedor me informou a mesma coisa. O que me restou foi colocar o nome numa lista de espera.
Fiquei muito surpreso e confuso diante dessas indecisões. Não tenho nem idéia do que a Kia esteja planejando.
Nenhuma empresa no mundo, esta em condições de dispensar um mercado em crescimento e que gera lucros absurdamente altos como é o caso do brasileiro. Eu não sei como a Kia vai se posicionar no mercado, mas com certeza ela não vai querer abrir mão da fatia que ela tem hoje de vendas. Uma possibilidade interessante eu penso, seria aproveitar a fabrica que a Hyundai esta construindo e montar lá os Kias brasileiros. Afinal as duas marcas pertencem a um só dono e muitas peças são compartilhadas entre as duas marcas. Alguem já ouviu algum boato sobre isso?
É verdade Edwaldo, a Kia e Hyundai são do mesmo grupo, mas conversando com um vendedor de uma concessionaria KIA aqui em Belo Horizonte, ele disse que no Brasil elas não compartilham essa parceria. (Achei estranho, mais não discuti). O que ele disse é que a Kia não tem planos de “nacionalizar” seus veículos pelo menos por enquanto, mas é questão de tempo pra isso acontecer.
Elas realmente não partilham dessa parceria aqui, pelo fato de os carros da Hyundai serem trazidos pela CAOA, que vem causando grandes problemas, enquanto os carros da Kia são trazidos pelo José Luiz Gandini.