Enfim, f

Colegas cerateiros,

A partir de amanhã (14/04) iniciarei minhas férias e partirei numa viagem há muito planejada. Em virtude disso passarei pelo menos 15 dias ausente de minhas atividades “blogueiras” habituais. Mas não se preocupem: já deixei alguns posts programados para os próximos dias, inclusive análises das vendas do Cerato e dos modelos da Kia em março.

Não deixem de nos visitar! O espaço é de vocês!

Abraços e até a volta!

Cerateiro reclama de servi

Nosso colega Márcio Taboza relata abaixo uma má experiência com a revisão de seu Cerato:

“Revisão em Brasília

Começo falando de minha experiência sobre a revisão do cerato com uma frase de Charles de Gaulle: “O Brasil não é um país sério”. Claro que isso não é novidade pra ninguém, mas é frustrante constatar isso o tempo todo.

Aqui em Brasília existem quatro concessionárias Kia, sendo que três delas são escancaradamente do mesmo grupo.

No dia 02/04 logo cedo fui ligar nas cc pra marcar a revisão de 30.000km, achando que não demoraria, mas só consegui pro dia 09/04.

Liguei primeiramente na Ktec, que fica na avenida W3 norte. O atendente me informou que o valor seria de R$ 401,81, e a manutenção incluiria:
– óleo
– filtro de óleo
– anel do cárter
– revisão/inspeção
– kit revisão< br />

Daí falou que se eu quisesse agendar teria que ligar no telefone (61) 3966-6700. Como já tinha os telefones das quatro cc percebi que esse era da Car Collection, que fica no Sia Trecho 4. Questionei sobre isso e me informou que as cc do grupo trabalham de forma compartilhada, como se uma fosse, e que lá centraliza essas informações. Perguntei: “então nem preciso ligar nas outras pra saber do preço, né?”, respondeu: “não, os preços são exatamente os mesmos”. Que beleza de concorrência!!!

Com relação aos horários já adiantou que eu deveria deixar o carro às 8h e retirar às 17h. De novo questionei: “veja bem, estou te informando que vou fazer a revisão de 30.000km, que nesta revisão troca basicamente o óleo e que o fabricante já tem uma previsão de quantas horas de trabalho são necessárias pra realizar este serviço, então porque meu carro precisa ficar o dia todo? Sendo que preciso do carro pra fazer inúmeras coisas…”, daí o aten dente desconversou, enrolou, alegou que talvez não fosse só isso e que na inspeção pudesse ser encontrado algum defeito etc etc etc… alegações que não convenceram… daí falei que era só isso e que se algum defeito fosse constatado a cc só faria o serviço se eu autorizasse… e que além do mais eu prefiriria aguardar a revisão e acompanhar todo o serviço… pressionei mais um pouco e ele acabou falando que isso era porque se eles marcassem determinada hora pra entregar e não conseguissem cumprir o prazo o cliente reclamaria na Kia e a cc seria de alguma forma punida se as reclamações fossem recorrentes.

Já muito indignado, liguei na Nasa, que fica em Taguatinga. O atendente falou que seria R$ 350,00, sendo:
– óleo
– filtro de óleo
– lubrificação das portas e vidros
– alinhamento/balanceamento
– revisão/inspeção elétrica e mecânica

Daí falei que não queria alinhamento/balanceamento, pois faço toda a sus pensão num mecânico de confiança, então o valor caiu pra R$ 270,00. Só que só teria vaga pra segunda (09/04). Mesmo não achando valor justo (pois sabemos que eles só trocam o óleo e o filtro, todo o resto é só pra aumentar o valor da revisão), foi o jeito agendar.

Cheguei na cc por volta das 08h15 e demorou alguns minutos pra ser atendido. Na hora de fazer a OS informei que teria que ser arrumado uma borracha que fica na junção do freio de mão com o console e que teria que ser verificada a embreagem pois está com desgaste prematuro, anormal (que será assunto de um post a parte). Daí falei que precisava de transporte e garantiram que sairia no máximo até as 9h, pedindo que aguardasse.

Realmente saiu as 9h, mas o “motorista” já entrou no carro se queixando que aquele não era o trabalho dele, que ele cuida de garantia, que não se responsabilizaria por qualquer multa de trânsito… enfim, uma falta de ética no trabalho terrível… depois conv ersando com ele percebi que era gente boa, mas não teve uma postura profissional.

Voltei pra buscar por volta de 17h15. Fui informado que tava acabando de ser lavado e pediu que aguardasse. Daí adiantei o pagamento e perguntei sobre a inspeção na embreagem. O atendente falou que realmente estava com um problema e que a garantia não cobriria. Daí falei: “então é normal um carro com 30.000km apresentar problema na embreagem e isso não ser vinculado a um problema da qualidade do material”, a resposta foi: “já troquei uma embreagem com 8.000km” e depois tentou alegar que isso é em virtude de mal uso. Sou o segundo dono, mas o anterior tinha bastante zelo pelo carro e eu tenho mais ainda. Trabalho com trânsito, tenho diversos cursos de pilotagem e direção defensiva, dou um duro danado pra pagar as prestações e revisões então não vou ficar dando “couro” no carro, nem dirigindo com pé na embreagem.. foi complicado esse comentário do atendente, quase me sen ti ofendido por ser chamado de mau motorista… além do que a prova do mau uso cabe a concessionária… Então não é mal uso, mas não vou ficar discutindo com o funcionário.

Por volta das 18h me entregaram o carro mal secado (parecia que queriam terminar logo pra ir embora), a borracha do freio de mão colada de uma forma bem “xexelenta” e mexeram na regulagem do freio de mão e agora pra acionar ou soltar está uma dificuldade.

Sei que escrevi demais, mas só pros senhores ter uma idéia de como é o serviço em Brasília. Claro que nem tudo se generaliza, mas tem coisas que são inaceitáveis e que sempre vão ocorrer.”

Mais um cerateiro questiona valores de revis

A reclamação sobre valores de revisões agora é de um colega nosso, proprietário de um Cerato E.283:

“Prezado Thiago! tudo bem?

Gostaria que esclarecesse ou nos ajudasse a esclarecer sobre o valor da mão de obra nas revisões da Kia. Comprei um cerato completo aro 17 em julho de 2011. Hoje (25/02) fiz a primeira revisão. Adivinhem o preço? R$ 540,00. Um absurdo! Cobraram mais de R$ 120,00 a hora da mão-de-obra!

Pelo manual de revisões, eles só podem cobrar a mão de obra para troca de óleo, filtro e outros. Na revisão do restante do carro, não. Então, 30 minutos basta. Vou fazer uma reclamação contra a KIA no PROCON.”

Cerateiro relata consumo

O depoimento sobre consumo abaixo é do nosso colega Carlos Eduardo:

“Salve, Salve Cerateiros…

Pois bem, estou aqui para enviar o consumo do Cerato.

– VERSÃO DO CERATO: 201
– TIPO DE CÂMBIO: Mecânico
– QUILOMETRAGEM ATUAL: 58.800
– PERCURSO MAJORITÁRIO (CIDADE OU ESTRADA): Estrada
– DISTÂNCIA DOS PERCURSOS DIÁRIOS (ATÉ 10 KM, ENTRE 10 E 20 KM OU ACIMA DE 20 KM): Acima de 20
– TIPO DE VIAS (PLANAS OU COM ACLIVES/DECLIVES): Aclives / Declives
– TRÂNSITO MAJORITÁRIO (REDUZIDO, MÉDIO OU INTENSO): Reduzido
– TIPO DE COMBUSTÍVEL (GASOLINA COMUM OU ADITIVADA): Aditivada
– CONSUMO MÉDIO (CIDADE E ESTRADA): 12Km/L

Quero adicionar mais uma opção VELOCIDADE MÉDIA C.B.: 100km (alternância entre minima 80km/h a máxima 170km/h)

Só lembrando que antes tinha um Gol Power 2008 1.6 e fazia o mesmo consumo com o mesmo trajeto, 12km/l.”

Experi

O colega Maurício Lordêlo, de Salvador (BA), relata abaixo a experiência e os custos da 1ª revisão de seu Cerato:

“Com quase oito meses de uso e 9.986 Km resolvi fazer a primeira revisão do meu E222. Das duas opções que existem em Salvador-BA (Sammar e Samurai), a Samurai apresentou um preço menor. Inicialmente passaram duas opções de revisão: a básica e a completa. A primeira por R$ 417,38 e a segunda (não me recordo bem) em torno de R$ 720. Optei pela básica e com 15% a vista nas peças ficou por R$ 384,78.

Óleo motor (4 litros): 160,00
Filtro de óleo: 18,38
Anel Bujão: 3,00
Limpa Carter: 36,00
Mão de obra: 200,00
Total: 417,38 (384,78 com 15% de desconto)

Como fiquei lá esperando o serviço que durou pouco mais de duas horas, aproveitei para conversar com alguns funcionários e clientes que lá chegavam. Questionei o preço da mão-de-obra (R$ 200) para esta primeira revisão, uma vez que basicamente é feita troca de óleo, porém, o chefe da oficina disse-me que outros procedimentos são realizados e que os preços cobrados pela KIA eram normais comparados com as concorrentes.

Colocou também que antes do aumento de IPI, chegavam em torno de trinta carros por dia para revisões. Perguntei também sobre a possibilidade da KIA estabelecer preço de revisão tabelada para todas as concessionárias, porém nenhum dos funcionários soube informar. Sinceramente, não notei nenhuma preocupação por parte deles com relação a queda nas vendas após aumento do IPI. Inclusive esta concessionária está em processo de ampliação, tanto na área de vendas como de manutenção.

Dois proprietários do Cerato (um para fazer a primeira revisão e outro para revisão de 40000 km) que lá estavam mostraram um alto nível de satisfação com o carro. Apenas o segundo reclamou um pouco dos preços cobrados nas revisões. Na minha opinião, o serviço da mão-de-obra poderia ser gratuito ou ser mais barato para as primeiras revisões. Agora é me programar para a dos 20.000 km”.

Cerato no top 30 mundial em 2011!

Praia do Chapadão (Pipa / RN)

Boa notícia para os cerateiros: com mais de 410 mil unidades o modelo foi um dos 30 mais vendidos no mundo em 2011. É o que aponta um levantamento do Best Selling Cars Blog – a dica é do nosso amigo José Capellari, cerateiro desde dezembro passado.

Na ponta da lista está o Toyota Corolla, com mais de 1,1 milhão de unidades. Rivais do Cerato como o Elantra (6º), o Cruze (8º), o Jetta (10º) e o Civic (17º) apareceram à frente do sul-coreano, todos com pelo menos 550 mil unidades vendidas.

1) Toyota Corolla – 1.141.709
2) Ford Focus – 882.551
3) VW Golf – 864.452
4) VW Polo – 788.789
5) Ford Fiesta – 767.465
6) Hyundai Elantra – 751.967
7) Wuling Sunshine – 731.689
8) Chevrolet Cruze – 704.691
9) Ford F-Series – 698.319
10) VW Jetta – 695.159
11) VW Passat – 628.097
12) Toyota Camry – 621.679
13) Saipa Pride – 618.265
14) Opel Corsa – 591.505
15) Nissan Tiida/Versa – 568.319
16) Toyota Yaris/Vios – 556.092
17) Honda Civic – 555.071
18) Suzuki Alto – 549.931
19) Hyundai Accent – 541.519
20) Honda CR-V – 530.000
21) Hyundai Sonata – 499.168
22) Toyota Hilux – 490.000
23) Honda Accord – 488.000
24) VW Gol/Voyage – 479.135
25) Chevrolet Silverado – 468.977
26) Renault Clio – 460.000
27) Opel Astra – 457.957
28) Hyundai Tucson/ix35 – 420.649
29) Kia Cerato/Forte – 410.709
30) Foton Forland – 403.000

Pre

Com a colaboração do consultor de vendas Luiz Cavalcanti, da Intervia (Jaboatão dos Guararapes), seguem os valores atualizados das revisões do Cerato até 80.000 Km:

10.000 KM – R$ 377,00
20.000 KM – R$ 690,00
30.000 KM – R$ 377,00
40.000 KM – R$ 1.471,00
50.000 KM – R$ 377,00
60.000 KM – R$ 690,00 + R$ 480,00 referentes à correia dentada
70.000 KM – R$ 377,00
80.000 KM – R$ 1.471,00

Abraços!

VENDAS: Resultados de FEVEREIRO/12

Em fevereiro de 2011 o Cerato emplacou 1.252 unidades e foi o 4º sedã médio mais vendido do Brasil. Bons tempos! Já em fevereiro de 2012…

Bem, em fevereiro de 2012 a situação foi muito, muito diferente. As 353 unidades registradas no mês passado só não foram piores do que as 322 de janeiro e do que as 169 de outubro de 2009. Com este resultado o Cerato foi apenas o 11º mais vendido da categoria. Nada animador para um carro que foi 3º colocado em 2011…

O 3º lugar no Acre e a 8ª posição no Norte foram as melhores posições do modelo entre estados e regiões. No Amapá, no Amazonas e em Roraima nenhuma unidade foi vendida. São Paulo foi o estado campeão de vendas, com 81 unidades, à frente do Rio de Janeiro (54) e de Minas Gerais (23).

Vejamos agora o desempenho por estados, por regiões e o total consolidado, incluindo o desempenho dos principais concorrentes:

DESABAFO!

Desculpem tirar um pouco o foco do NOVO CERATO no post de hoje, mas acabei de passar por uma situação no trânsito que me deixou indignado e me estimulou a escrever um pouco:

Que cidade, estado e país é esse em que vivemos?

Há pouco estávamos minha esposa e eu parados em um semáforo aqui em Candeias. Tão logo a luz verde acendeu, um Fiat Punto grafite, no sentido contrário, ultrapassou de maneira absolutamente imprudente os dois carros que estavam à sua frente começando a se movimentar e quase batem no meu carro.

Como reação natural fiz um movimento com as mãos como se dissesse: “cara, por que isso?”. Pois bem, o passageiro do carro apontou uma arma para mim e disse: “isso é pra você”!

Estou impressionado até agora com a absurda falta de princípios, de educação e de humanidade de algumas pessoas. Estamos vivendo numa sociedade sem leis, sem fiscalização, cada vez mais egoísta. Aonde vamos parar?

Num país em que a falta de educação é costume e não desvio, em que a política é a arte de tirar proveito, em que os cidadãos se acostumam desde cedo com o detestável “jeitinho brasileiro”, onde os pais estimulam os filhos a levar vantagem em tudo, não seria de se estranhar que coisas como essas acontecessem. Mas eu ainda estranho, e estranharei sempre!

Não consigo vislumbrar futuro promissor num país que não valoriza a educação e nem preza pelo cumprimento de leis. É desanimador olhar para os lados e não vislumbrar como sair deste “buraco”.

Cabe a minha esposa e a mim educarmos nossos filhos, quando os tivermos, no caminho correto. Faremos nossa parte para que as gerações futuras tenham o que nós certamente não teremos num curto prazo: uma sociedade minimamente digna!